Seminário Mulheres em Cartaz – São Paulo, 28 e 29/04/2015

23 de abril, 2015

Seminário MULHERES EM CARTAZ
Curadoria: Chistine Vila, Daniela Momozaki e Vanessa Raquel Lambert.

Data/local: 28 e 29 de abril | Sala de Espetáculos 2 Sesc Belenzinho

Para participar envie um email com nome completo, RG, e telefones para contato no [email protected]

Uma única inscrição vale para todas as mesas.

MESA 1 | OS CONTORNOS DAS LETRAS

Com Veronica Stigger, Cidinha da Silva e Bruna Beber. Mediação:Bel Santos Mayer. 28/4. Terça, 13h30 às 17h.

As participantes discutem a representação e a participação das mulheres na literatura.

MESA 2: TRABALHO e EDUCAÇÃO

Com Andrea Boreli, Cida Bento e Zilda Marcia GrícoliIokoi. Mediação: Renata Aparecida Felinto. 28/4. Terça, 18h às 21h30.

A população feminina representa 70% da população mais pobre do mundo, ao mesmo tempo em que integra grande parte da mão-de-obra. São detentoras de apenas 1% da riqueza mundial. As mulheres ainda recebem cerca de 60% dos salários médios dos homens com igual escolaridade. Fala-se, a exemplo, que os homens dominam as ciências exatas, mas as estatísticas apontam que eles recebem maiores salários e posições em todas as áreas, inclusive aquelas consideradas majoritariamente femininas. A mesa tem como objetivo apresentar algumas dessas questões e possíveis caminhos a seguir.

MESA 3: ARTE

Com Claudia Fazzoralli, Luana Saturnino, Nega Hamburguer e Samanta Coan. Mediação: Renata Aparecida Felinto. 29/4. Quarta, das 13h30 às 17h.

A mesa tem por objeto estabelecer uma reflexão acerca da participação das mulheres nos contextos das artes visuais, já que a história indica que neste contexto o gênero feminino foi estrategicamente excluído em diferentes espaços, tais como os de aprendizado, fruição e legitimação da arte. As mulheres, historicamente locadas em seus espaços, físicos e sociais, lançaram mão da materialidade que lhes era permitida: a produção de tecidos, bordado, renda, pintura de gênero, criação de utensílios etc. Tais materialidades associadas à manufatura feminina foram exploradas no universo das artes também pelos homens, adquirindo o status de criação.

MESA 4: CORPO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Com ONG Artemis, José Gatti, Rachel Moreno e Silvia Pimentel. Mediação: Bel Santos Mayer. 29/4. Quarta, das 18h às 21h30.

O corpo físico, a violência contra a mulher, a representação social e midiática, o cinema são alguns dos eixos norteadores da mesa. Pretende-se aqui entender alguns dos mecanismos que atuam em conjunto e que se refletem diretamente em contextos de violência contra mulher.

Mulheres em cartaz_Seminario Mulheres

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas