08/10/2010 – Ameaça e lesão corporal representam a maior parte dos registros de violência contra a mulher (ABrasil)

09 de outubro, 2010

(Agência Brasil) Levantamento sobre violência doméstica realizado pelas secretarias de Segurança Pública de sete estados brasileiros revela que a maioria dos registros é de ameaça e lesão corporal.

Os dados foram apresentados pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) a integrantes do Ministério Público Federal e promotores de Justiça do Ministério Público dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Rondônia, Roraima, Pernambuco e Alagoas, os únicos que detalham os crimes praticados contra a mulher especificamente. Nas demais unidades da federação, os casos de violência doméstica são computados juntamente com outros tipos de crimes.

Segundo o levantamento, Pernambuco foi o estado que mais atendeu a pedidos de medidas protetivas feitos por delegacias de Atendimento à Mulher em 2010, representando 39,5% das medidas, enquanto São Paulo teve apenas 10,8% do total de pedidos.

Para Alfredo Pinheiro, coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público Federal de Pernambuco, os maiores problemas são fazer com que o promotor dê a devida importância à denúncia da vítima e a falta de autonomia financeira das mulheres.

A secretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, citou dados do Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, que mostra que, de 1997 a 2007, 41.532 mulheres foram assassinadas. O índice é de 4,2 assassinatos por 100 mil habitantes. “O pior é que estamos vendo, nos últimos tempos, o requinte da crueldade nesses assassinatos”.

Acesse na íntegra: Ameaça e lesão corporal representam a maior parte dos registros de violência contra a mulher (Agência Brasil – 08/10/2010)

Leia também:
Lei Maria da Penha não depende de queixa formal, diz STJ (Portal Terra – 14/10/2010)
RJ: parceiros causam mais da metade das agressões a mulheres (Porta Terra – 08/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas