Anúncio sobre ‘corpo ideal para a praia’ inicia briga entre feministas e fabricante de suplementos

28 de abril, 2015

(O Globo, 28/04/2015) ‘O seu corpo está pronto para a praia?’, interrogava um anúncio da fabricante de suplementos alimentares Protein World no metrô de Londres. A resposta ouvida pela marca, no entanto, ficou longe do ‘sim’ ou ‘não’. Ao invés disso, a pergunta gerou uma campanha massiva contra a sugestão de que as mulheres precisariam estar magras para poder usar biquínis.

Desde a semana passada, grupos feministas têm feito pressão contra o anúncio. Um abaixo-assinado no site Change.org que pede a retirada da campanha já conta com 54 mil assinaturas. No metrô, o anúncio sofreu pichações e mesmo a visita de meninas de biquíni.
“Nós concordamos em posar de biquíni na frente do pôster, apenas para mostrar a todo mundo que nós nos consideramos completamente prontas para ir à praia e arrasar”, explicou a ativista Fiona Longmuir em seu blog.

anuncio americano

A Protein World não reagiu bem às críticas. Em entrevista ao canal britânico Channel 4, o diretor-executivo da marca, Arjun Seth, afirmou que as reclamações feitas na internet e a destruição dos anúncios no metrô representam uma minoria de “terroristas”.
“(As pessoas que reclamam do anúncio) são extremistas, elas gritam muito e são irracionais, vandalizando propagandas”, afirmou o diretor.

Ainda segundo Seth, os anúncios são aspiracionais e a petição online só será levada a sério pela empresa se ultrapassar a marca de 1 milhão de assinaturas. O executivo ainda disse que a campanha contra a Protein World está fazendo bem aos negócios. Segundo ele, a marca ganhou novos 20 mil seguidores no Twitter e viu as vendas aumentarem desde então.

Na internet, a marca também tem rebatido as queixas. Ao receber uma crítica de uma seguidora no Twitter, a conta oficial da Protein World respondeu: “como uma feminista, você entende que ninguém a leva a sério, não é?”.

Acesse no site de origem: Anúncio sobre ‘corpo ideal para a praia’ inicia briga entre feministas e fabricante de suplementos (O Globo, 28/04/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas