Dia Internacional das Famílias: ONU destaca importância da igualdade de gênero

15 de maio, 2015

(Rádio ONU, 15/05/2015) Afirmação está na mensagem do secretário-geral sobre a data; nota também ressalta direitos das crianças.

O tema do Dia Internacional das Famílias este ano, “Homens no Comando?”, destaca a importância da igualdade de gênero e direitos das crianças em famílias contemporâneas.
A avaliação está na mensagem do secretário-geral sobre a data, celebrada esta sexta-feira, 15 de maio.

Parceria
Ainda na nota, Ban Ki-moon afirmou que, em todo o mundo, muitas mulheres estão sendo reconhecidas como parceiras iguais e tomadoras de decisão nas famílias, contribuindo assim para um ambiente que leva ao “desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças”.
No entanto, o chefe da ONU mencionou que em muitos países, a discriminação contra as mulheres e o desrespeito pelos direitos das crianças permanecem em leis familiares e políticas governamentais. E normas sociais, muitas vezes “aceitam e justificam práticas discriminatórias”.
Custos
Para Ban, os “custos econômicos e sociais são sentidos por todos”. Discriminação e negligência muitas vezes levam à violência, ameaçando a saúde de mulheres e crianças e limitando suas chances de completar os estudos e realizar seu potencial.

O chefe da ONU afirmou ainda que a tendência do ciclo é “continuar na próxima geração, uma vez que crianças que passam por experiências de violência têm mais chance de recorrer à violência em suas vidas adultas”.

Desenvolvimento Sustentável
No comunicado, ele declarou que desenvolvimento econômico e social equitativo depende de mecanismos legais e normas sociais que apoiem os direitos das mulheres e das crianças.
Segundo Ban, “leis discriminatórias e práticas que não dão direitos iguais a todos e suprimem os direitos de mulheres e crianças, não têm lugar em famílias contemporâneas, comunidades, sociedades e nações”.

No momento em que se desenha a nova agenda de desenvolvimento sustentável, e se luta por um mundo de dignidade para todos, o secretário-geral pede união pelos direitos das mulheres e das crianças nas famílias e sociedades em geral.

Acesse no site de origem: Dia Internacional das Famílias destaca importância da igualdade de gênero (Rádio ONU, 15/05/2015) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas