29/10/2010 – Sociedade reage contra agressão a alunas da Unesp; MP vai investigar (Estadão)

29 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo/Correio Braziliense/Folha de S.Paulo) Alunos do campus de Assis realizaram manifestação para cobrar da direção da Unesp medidas contra os estudantes envolvidos na agressão. Trata-se do mesmo grupo que denunciou as agressões às colegas. Enquanto o grupo de estudantes cobrava uma posição mais rígida da diretoria da instituição, a congregação no campus de Assis, a 460 quilômetros da capital, decidiu criar uma comissão disciplinar para apurar o envolvimento dos alunos no evento.

O Ministério Público de São Paulo vai investigar as agressões contra estudantes ocorridas nos jogos universitários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. A agressão foi chamada de “Rodeio das Gordas” e consistia em agarrar e montar em alunas obesas, simulando um rodeio.

“A conduta se amolda a inúmeras figuras penais, tais como constrangimento ilegal, cárcere privado (as vítimas eram impedidas de sair do meio da roda), lesão corporal, vias de fato, injuria e perturbação da tranquilidade alheia por
acinte ou motivo reprovável”, diz a promotora de Justiça Noemi Corrêa, do MP de Araraquara, que instaurou inquérito civil para apuração dos fatos.

Uma ONG fundada por professores de Psicologia do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades (Neps), do câmpus de Assis, encaminhará mais material de denúncia à promotoria.

A OAB-SP divulgou nota de repúdio.

Leia na íntegra:
Alunos da Unesp criticam agressão (O Estado de S. Paulo – 29/10/2010)
MP vai investigar ”rodeio das gordas” (O Estado de S. Paulo – 28/10/2010)
Unesp investigará suposto caso de agressão em jogos universitários (Correio Braziliense – 28/10/2010)
Aluno faz ato contra “Rodeio das Gordas” (Folha de S.Paulo – 28/10/2010)
Unesp inicia apuração de “rodeio das gordas” (Correio Braziliense – 29/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas