Irlanda se torna o primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através do voto popular

23 de maio, 2015

(O Globo, 23/05/2015) O resultado a favor foi superior a 60%

A Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por voto popular. Mais de 3 milhões de irlandeses foram às urnas neste sábado. O resultado foi de aproximadamente 62% a favor contra 37% contra. No final da manhã, representantes contrários ao casamento gay já tinham reconhecido a derrota enquanto os ministros do governo já afirmam que o “sim” venceu.

Clique na imagem e assista o vídeo:

Untitled-6

Leia mais: Direito dos homossexuais ao redor do mundo: do casamento à pena de morte (El País, 24/05/2015)

A campanha chegou a ter votos de irlandeses que não moram mais no país mas fizeram questão de participar. O castelo de Dublin foi aberto parcialmente para que um público de duas mil pessoas pudesse assistir a declaração do resultado em um telão.

Irlanda aprova casamento gay (Foto: Reprodução)

A pergunta do plebiscito era: “O casamento pode ser contraído de acordo com lei por duas pessoas, sem distinção do seu sexo?”. Na Irlanda, qualquer emenda constitucional, após ser aprovada em Parlamento, deve ser levada a um plebiscito popular.

– Obviamente há um certo grau de decepção, mas sou filosófico sobre a decisão. Era uma batalha difícil, havia muito menos organizações no lado do ‘não’, enquanto todos os grandes partidos políticos apoiavam o ‘sim’ e tivemos corporações vindo a público pela primeira vez para dizer como deveríamos votar em um assunto particular – afirmou David Quin, do Instituto Iona, um grupo católico, para a BBC.

Irlanda aprova casamento gay (Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Leo Varadkar, o primeiro ministro na história irlandesa a se assumir abertamente gay, afirmou que a campanha foi “quase uma revolução social”. No Twitter, o ministro da Igualdade, Aodhan O Riordain, decretou a vitória do ‘sim’ horas antes do resultado oficial.

“É isso. As urnas principais já foram abertas. Deu sim. E foi uma avalanche em Dublin. Estou tão orgulhoso de ser irlandês hoje”.

A união entre pessoas do mesmo sexo é legal em 19 países do mundo. A Irlanda historicamente se posicionou de maneira conservadora em relação ao tema. Até 1993, ser gay era crime. No entanto, uma pesquisa de opinião feita antes da eleição demonstrou que 70% da população pretende apoiar a causa.

Desde 2010, o país possui uma lei que reconhece como legal a união civil de pessoas do mesmo sexo. Porém, há diferenças entre a união civil e o casamento, o principal deles é que o segundo é protegido pela Constituição.

Nas redes sociais, personalidades importantes se manifestaram sobre o resultado. “Muito bem, Irlanda”, escreveu a pré-candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton, em sua conta oficial no Twitter. O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, declarou: “Parabéns ao povo da Irlanda, depois da votação a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, deixando claro que todos são iguais, sejam héteros ou gays”.

Acesse o PDF: Irlanda se torna o primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através do voto popular (O Globo, 23/05/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas