31/10/2010 – Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

31 de outubro, 2010

Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores, venceu a disputa pela Presidência da República e foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil.

Com 56% dos votos válidos, Dilma derrotou o adversário José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições e chega à Presidência com maioria para governar.

Vencendo em todos os Estados da região Nordeste, em alguns deles com índice superior a 70% dos votos válidos, como Maranhão e Pernambuco. A presidente eleita também teve uma vitória importante em Minas Gerais, tradicional reduto do PSDB.

A petista nunca havia disputado uma eleição e era desconhecida do eleitorado. No final do primeiro semestre deste ano, passou a liderar a corrida pela sucessão presidencial, beneficiada pela aprovação recorde do governo atual.  

No primeiro pronunciamento, o compromisso com as mulheres

“Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil, é imensa a minha alegria de estar aqui.Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida.

Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso país: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro portanto aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade.

A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode!”

Com estas palavras, Dilma Rousseff iniciou seu primeiro discurso como presidente eleita do Brasil, em um hotel em Brasília. Leia a íntegra do primeiro pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff.

Campanha disputada e agressiva

Aos 62 anos, a mineira Dilma Rousseff chega à Presidência após ter comandado o principal ministério do governo Lula (a Casa Civil) e enfrentado um câncer no sistema linfático.

Antes de sair vitoriosa das urnas, Dilma Rousseff enfrentou uma das campanhas mais agressivas da história. Afirmações de que a candidata do PT era favorável ao aborto, amplamente difundidos na internet e em cerimônias religiosas, marcaram a reta final da eleição, mesmo tendo sido desmentidas por Dilma.

Além da discussão em torno de temas polêmicos, a disputa pela Presidência foi marcada por denúncias de ambos os lados.

Apesar de quatro meses de disputa acirrada e agressiva, Dilma Rousseff chega ao Palácio do Planalto com ampla maioria no Senado e na Câmara Federal e a maioria dos Estados governados por aliados.

Seus dois grandes desafios para os próximos quatro anos serão as reformas política e fiscal.
r7_311010_trajetoriadilma300

Conheça a trajetória da 1ª mulher eleita presidente do Brasil (site R7)

A presidente eleita Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte (MG).

Durante o regime militar, atuou no Comando de Libertação Nacional (Colina), em Belo Horizonte, no final dos anos 60; foi presa e torturada.

Formada em economia, Dilma Rousseff foi secretária de estado no Rio Grande do Sul, onde ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001. 

Como ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); foi apelidada pelo presidente Lula de “mãe do PAC”.

“Ela é classificada como durona, rígida, séria, competente, inteligente, extremamente dedicada ao trabalho. Implacável com quem enrola e exigente com os subordinados”, diz a reportagem do Estadão. “Sou uma mulher dura cercada de homens meigos”, costuma dizer, em tom de ironia.

Dilma Rousseff foi casada duas vezes com ativistas políticos. Tem uma filha, Paula Rousseff Araújo, e é avó de Gabriel, que nasceu em 9 de setembro deste ano. É dona de Nego, labrador preto e companheiro de suas caminhadas matinais.

uol_311010_mosaicofotosdilma300

Acesse no site do UOL mosaico com imagens da trajetória de Dilma Rousseff

g1_311010_mosaicofotosdilma300

Acesse no site do G1 mosaico formado por 342 imagens da campanha de Dilma Rousseff

Leia mais:
Dilma é eleita primeira mulher presidente do Brasil (UOL – 31/10/2010)
Dilma vence e é eleita a primeira mulher presidente do Brasil (R7 – 31/10/2010)
Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil (Portal G1 – 31/10/2010)

Brasil elege a primeira presidente de sua história (Estadão.com – 31/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas