Preconceito, insegurança jurídica e falta de políticas públicas ainda são obstáculos para população LGBTTT

24 de junho, 2015

(Rede Brasil Atual, 24/06/2015) Apesar de avanços conquistados, como o direito à união homoafetiva, comunidade ainda não tem a plenitude de seus direitos garantidos.

O debate sobre os direitos homoafetivos vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade nos últimos anos. Desde que o Supremo Tribunal Federal  aprovou a união estável, em 2011, o tema dos direitos civis da comunidade LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) se torna mais visível na sociedade e demanda respostas do poder público.

Leia também: 
Audiência mostra principais vítimas de discriminação por identidade de gênero (Senado Notícias, 24/06/2015)
Janot sugere que Congresso tenha prazo para criminalizar homofobia (G1, 24/06/2015)

A falta de uma lei que criminalize a homofobia aumenta a insegurança jurídica para os direitos dos casais homoafetivos. Essa é a opinião do advogado especialista em direito LGBT, Thales Coimbra. Ele explica, por exemplo, que, apesar da lei de adoção não fazer distinção entre casais homos ou heteros e já existir jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça favorável a adoção de crianças por casais homoafetivos, o processo ainda pode esbarrar no preconceito.

“As vezes o assistente social pode, de forma preconceituosa, barrar a adoção de uma criança por um casal homoafetivo de forma não institucionalizada. O que lei tem que resguardar é a proibição do preconceito. Outra questão delicada é quando um relacionamento hétero chega ao fim e uma das pessoas vai viver com alguém do mesmo sexo, como fica a guarda da criança? Isso pode ser uma problema”, explica.

Saúde

O poder público ainda deixa a desejar no atendimento da população LGBT e é no sistema de saúde onde o problema é mais grave. Silvia Badim, lésbica e militante feminista, argumenta que “os métodos de prevenção de DST’s não contemplam nem dialogam com as mulheres lésbicas”.

“As lésbicas têm menos atendimento ginecológico e de prevenção ao câncer de mama e de útero e ovário. Não se considera, muitas vezes, que ela seja sexualmente ativa, principalmente as que nunca tiveram relações com homens e, portanto, são consideradas ‘virgens’ para os ginecologistas”, conclui Silvia que também é professora de saúde coletiva na Universidade de Brasília.

Uma outra questão que afeta as lésbicas é a violência específica que sofrem pela sociedade. Badim aponta é diferente ser homossexual sendo homem e sendo mulher e que a natureza da lesbofobia está muito mais próxima do machismo. “‘Você precisa de uma p***’, ‘você é lésbica porque é mal comida’, são frases comuns no nosso cotidiano. Sem contar os chamados ‘estupros corretivos’ como violência sexual que quer nos punir e nos ensinar ‘o que é bom’”, conta.

Bissexualidade

Outro ponto que é muito negligenciado é a questão das pessoas bissexuais dentro do debate de orientação sexual. Sem se encaixar nos heterossexuais nem nos homossexuais, essas pessoas se relacionam tanto com homens quanto com mulheres e esse desejo muitas vezes é confundido com problemas psicológicos e indecisão que duraria apenas uma fase pequena da vida.

“É necessária a formação adequada de psicólogos e psiquiatras. É muito comum que a bissexualidade seja vista como sintoma do transtorno de personalidade. Existem até alguns profissionais que dizem a seus pacientes que não existe, tentando convertê-los à hétero ou à homossexualidade”, afirma Natasha Avital, membro do site Bi-sides e do coletivo de pessoas bissexuais.

Essa confusão causada por profissionais e reforçada pelo preconceito da sociedade acaba afetando a saúde física e psicológica da população bissexual, além de interferir nos relacionamentos amorosos em que se envolvem, é o que alerta Jussara Oliveira, participante da equipe do Bi-sides e das Blogueiras Feministas.

“Isso tudo, em conjunto com o estigma de que não somos confiáveis e poderíamos trocar qualquer pessoa por outra a qualquer momento, alimenta ciúmes e possessividade gerando mais violência. Há estatísticas mostrando que sofremos mais violência doméstica quando estamos num relacionamento com uma pessoa monossexual em comparação com outros arranjos de relacionamento”, finaliza.

Bruno Pavan 

Acesse no site de origem: Preconceito, insegurança jurídica e falta de políticas públicas ainda são obstáculos para população LGBTTT (Rede Brasil Atual, 24/06/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas