Suécia desiste de 3 acusações contra Assange; investigação por suposto estupro segue

13 de agosto, 2015

(R7, 13/08/2015) Procuradores suecos disseram nesta quinta-feira que suspenderam as investigações sobre as acusações de abuso sexual feitas em 2010 contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, porque venceu o prazo de apresentar acusações formais.

Os procuradores disseram, no entanto, que iriam continuar com investigações sobre um suposto estupro cometido por Assange, também em 2010.

Assange nega as acusações e está vivendo dentro da embaixada do Equador em Londres desde 2012 para evitar extradição para a Suécia. O Equador garantiu asilo para Assange.

Ele teme que, caso a Grã-Bretanha o extradite para a Suécia, seria então extraditado para os Estados Unidos, onde enfrentaria julgamento por um dos maiores vazamentos de informação na história norte-americana, após publicar documentos militares e diplomáticos dos EUA cinco anos atrás.

Os procuradores na Suécia precisam apresentar acusações de abuso sexual e coerção ilegal – alegações feitas contra Assange – no prazo de cinco anos. Eles possuem mais cinco anos para apresentar quaisquer acusações sobre um suposto estupro.

Simon Johnson e Daniel Dickson

Acesse no site de origem: Suécia desiste de 3 acusações contra Assange; investigação por suposto estupro segue (R7, 13/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas