OMS relata violência obstétrica sofrida por mulheres em 34 países

14 de agosto, 2015

(Jornal Hoje, 14/08/2015) Pesquisa revelou uma situação preocupante. Mulheres grávidas enfrentam desde maus tratos físicos a abusos sexuais.

Clique aqui para acessar a pesquisa

Uma pesquisa sobre o parto, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 34 países, revelou  que as gestantes enfrentam desde maus tratos físicos à abusos sexuais. No Brasil, a hora do parto também pode se transformar em um momento traumático.

Clique na imagem e assista ao vídeo da matéria:

violencia-ob-globo

A gravidez trouxe esperança para a atendente Marilene Ferreira dos Santos depois de um aborto natural na primeira gestação: “Só passa na minha cabeça que, se Deus quiser, vai ser um parto muito bom. Ela vindo com saúde, ta tudo bom”.

Leia mais:
O que fazer com a epidemia de cesáreas no Brasil? (Carta Capital, 18/08/2015)
Estudo mostra maus-tratos nos partos ao redor do mundo

Hospital lança programa para conscientizar médicos e gestantes do parto adequado (IG, 14/08/2015)

Este é um momento muito esperado e planejado com carinho para que seja um dia especial, mas para muitas mulheres, o tratamento que elas recebem durante o parto pode gerar um trauma difícil de ser superado

A empreendedora Ana Paula Garcia precisou fazer tratamento psicológico para se recuperar do que passou no dia do parto: “Eu sabia dos riscos de uma anestesia e eu não queria. Eles me aplicaram sem meu consentimento. Eles me amarraram em uma maca ginecológica e amarraram minhas pernas. Fiquei presa. É um abuso institucional fazer isso num momento em que eu estava fragilizada, recebendo procedimentos que eu não autorizei”.

Isso é o que os especialistas chamam de violência obstétrica e que foi tema da pesquisa mundial da OMS. Os médicos identificaram os maus tratos, a violência física ou sexual, o preconceito ou a discriminação e o não cumprimento de padrões exigidos nos hospitais como os principais problemas paras mulheres na hora do parto.

No Brasil, o estudo foi feito por médicos da USP de Ribeirão Preto. Eles constataram quatro situações: abuso verbal, restrição de acompanhante no parto, contenção física da mulher na mesa de cirurgia e relação ruim entre os profissionais de saúde com a gestante.

“Um tratamento que não seja digno e respeitoso não é correto. Então, esse é um ponto de partida, comunicar isso e assegurar as mulheres que elas devem ser tratadas de forma digna e respeitosa, que é um direito que ela tem”, explica João Paulo Souza, professor do departamento de medicina social da USP de Ribeirão Preto.

Assim que soube da gravidez, a dona de casa Jessica Naiara Souza escolheu o hospital por achar que era mais bem equipado, mas se decepcionou porque foi vítima de violência obstétrica. “A enfermeira foi a única pessoa gentil comigo. Ela tentou me acalmar, mas o anestesista foi grosseiro e eu fiquei esquecida no bloco cirúrgico depois de ser suturada por cerca de umas duas”, relata.

Fernando Moreira

Acesse no site de origem: OMS relata violência obstétrica sofrida por mulheres em 34 países (Jornal Hoje, 14/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas