24/11/2010 – Papa admite camisinha para evitar Aids em relações de prostituição

24 de novembro, 2010

Católicos liberais, ativistas e profissionais de saúde de todo o mundo receberam com satisfação a declaração do papa Bento 16 de que considera que o uso da camisinha é justificável em “alguns casos”.

A declaração foi dada em um das entrevistas que o papa concedeu ao jornalista alemão Peter Seewald e que compõem um livro a ser lançado na terça-feira (23), que teve alguns trechos divulgados pelo Vaticano sábado. “Pode haver casos individuais justificados, quando, por exemplo, uma prostituta utiliza um preservativo. Pode ser esse o primeiro passo em direção a uma moralização. […] Mas este não é o modo verdadeiro e próprio para vencer a epidemia do HIV”, afirmou o papa.

[“Preservativo é para homens e mulheres, esclarece o Vaticano: Erro de tradução em entrevista com Bento XVI foi explicado pela Igreja; uso é admitido nas relações de Prostituição. No texto original foi usado o termo “prostitutos”, o que levou a especulações de que o papa teria se referido apenas a relações entre homens, o que não faria diferença do ponto de vista da contracepção, condenada pela Igreja. Na tradução italiana, a palavra ficou no feminino.” (O Estado de S. Paulo – 24/11/2010)]

“Nunca ouvimos isso tão claramente”, afirmou o porta-voz do Vaticano Federico Lombardi, lembrando, porém, que a declaração “nem reforma nem muda” os ensinamentos da igreja, que continua proibindo o uso de métodos anticoncepcionais. Trata-se de uma “visão compreensiva” com o objetivo de conduzir a humanidade “rumo ao exercício responsável da sexualidade”. “O papa não está reformando os ensinamentos da igreja, mas colocando-os no contexto”, ponderou o porta-voz.

“É um avanço significativo por parte do Vaticano”, avaliou Michel Sidibe, diretor-executivo do Unaids (programa da ONU para o combate à Aids). “Esse movimento reconhece que um comportamento sexual responsável e o uso da camisinha desempenham um papel importante na prevenção do HIV.”

“É uma vitória para a razão e para o bom senso, um degrau importante no reconhecimento do papel da camisinha para redução do impacto do HIV”, declarou Jon O’Brien, líder do grupo americano Católicos por Escolha.

O grupo católico progressista We Are Church (Nós Somos a Igreja) avalia que a declaração mostra que o papa teria aprendido com a experiência. O britânico Peter Tatchel, ativista do movimento homossexual, pondera que os
comentários do papa são importantes, mas “esclarecimentos” ainda são necessários.

Já Caroline Nenguke, que trabalha no combate à Aids na Cidade do Cabo, na África do Sul -onde se estima que existam 5,7 milhões de pessoas com HIV- lembra que o papa “diz que apenas prostitutos deveriam usar camisinha, deixando a entender que, em relações heterossexuais, o uso não está autorizado”.

O jornalista Tom Henegham, editor de religião da agência de notícias Reuters, analisa que, após gerar reação internacional ao dizer, em visita à África no ano passado, que camisinhas não devem ser usadas porque podem agravar a disseminação da Aids, Bento 16 resolveu buscar “a ajuda de um jornalista católico em quem confia, o também alemão Peter Seewald – cuja longa entrevista com Bento compõe o livro -, para ajudá-lo a reformular o argumento de uma maneira que faça a doutrina da Igreja parecer menos fria e absoluta”.

Para Heneghan, “a grande surpresa do novo livro do papa Bento 16 não é o fato de ele achar que a Igreja Católica pode autorizar o uso da camisinha para prevenir a proliferação da aids, sob algumas circunstâncias, mas o fato de ele ter levado tanto tempo para dizer isso”.

Até o domingo, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) ainda não havia se manifestado sobre o assunto.

Acesse na íntegra:
Preservativo é para homens e mulheres, esclarece o Vaticano (O Estado de S. Paulo – 24/11/2010)
Mistérios papais, editorial (Folha de S.Paulo – 24/11/2010
Visão do papa sobre camisinha é ”expressão do óbvio”, por Tom Heneghan (O Estado de S.Paulo – 22/11/2010)
Vaticano relativiza afirmações do papa sobre uso de preservativo; ONU elogia (O Estado de S. Paulo – 22/11/2010)
Bento 16 recebe elogios por fala sobre uso de camisinha (Folha de S.Paulo – 22/11/2010)
Vaticano nega que declaração sobre camisinha seja “mudança revolucionária” (UOL Notícias – 21/11/2010)
Declaração do Papa sobre camisinha é bem recebida por ativistas (Portal Terra 21/11/2010)
Programa da ONU contra Aids celebra ‘passo significativo’ da Igreja (Portal G1 – 21/11/2010)
Papa Bento 16 defende uso da camisinha em casos de prostituição (Folha.com – 20/11/2010)
Papa diz que uso da camisinha pode ser justificável em alguns casos (Estadão.com – 20/11/2010)
Camisinha é aceitável em alguns casos, diz Bento XVI (Globo.com – 20/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas