Mulheres se registram para participar pela primeira vez de eleições na Arábia Saudita

19 de agosto, 2015

(Opera Mundi, 19/08/2015) Direito ao sufrágio ainda é visto conservadores como uma ‘intrusão ocidental’; clima é de excitação entre mulheres, que poderão votar e se candidatar

As mulheres na Arábia Saudita começaram a se registrar para poder votar e também se candidatar nas eleições municipais que ocorrerão em dezembro, reportou a Al Jazeera nesta quarta-feira (19/08). Esta é a primeira vez que elas participam do processo eleitoral no reinado.

Escritora Afnan Linjawi comemora possibibilidade de votar (Foto: Reprodução/Youtube)

“Eu não esperava que isso fosse acontecer tão cedo”, afirmou a escritora saudita Afnan Linjawi à agência árabe. Na segunda-feira (17/08), duas mulheres — uma da cidade de Meca e outra de Medina — se tornaram as primeiras mulheres registradas a votar.

Segundo a autora, que comemora a possibilidade de votar pela primeira vez, o clima é “excitação”. Para Linjawi, trata-se de uma vitória de líderes feministas locais, que pressionaram pela iniciativa há anos.

Embora a medida tenha sido aprovada pelo rei Salman bin Abdelaziz al-Saud, o seu antecessor — Abdullah bin Abdul Aziz, morto em janeiro de 2015 — já havia indicado em 2011 a possibilidade de mulheres votarem nas próximas municipais.

A possibilidade de votação ainda é vista por muitos setores conservadores da sociedade saudita como uma “intrusão ocidental”.  “Acredito que qualquer tentativa de mudanças é aplicada, você irá enfrentar oposição”, comenta Afnan Linjawi.

A Arábia Saudita é um dos países com maior desigualdade de gênero. Além da proibição de sufrágio, as mulheres são proibidas de dirigir e até de viajar sozinhas, tendo suas escolhas restritas pela decisão de homens, sejam pais, irmãos ou maridos.

Em dezembro, a nação será palco da terceira eleição municipal desde 2005. Ao menos um terço dos 1.263 centros de votação estão sendo reservados para mulheres no país.

Salman bin Abdul Aziz é príncipe herdeiro desde junho de 2012, ocupando os cargos de vice-premiê e de titular da Defesa (Foto: EFE/Arquivo)

Acesse no site de origem: Mulheres se registram para participar pela primeira vez de eleições na Arábia Saudita (Opera Mundi, 19/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas