Brasil se compromete a atingir meta da ONU de combate ao HIV até 2020

24 de agosto, 2015

(ONU Brasil, 24/08/2015) O objetivo da Meta 90-90-90, estabelecida pela ONU, é ter 90% das pessoas com HIV diagnosticadas; dessas, 90% seguindo o tratamento; e entre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável.

Em 2014, 734 mil pessoas viviam com HIV em todo o território brasileiro, de acordo com dados epidemiológicos do HIV e da aids no país. Para reduzir esse número, o Brasil, junto com os outros países integrantes do BRICS – bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – se comprometeu a atingir até 2020 a Meta 90-90-90, estabelecida pela ONU. O objetivo é ter 90% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas; dessas, 90% seguindo o tratamento; e entre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável.

Para colocar em prática essa iniciativa e atingir a meta nos próximos cinco anos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, está desenvolvendo o projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais para populações-chave e demais populações prioritárias.

Para isso, o projeto trabalhará na qualificação dos gestores de saúde, por meio de estímulo às ações interfederativas, de tecnologias da informação e do sistema logístico de materiais estratégicos e de diagnóstico. Espera-se que instituições governamentais, nacionais, subnacionais e da sociedade civil tenham capacidades aprimoradas para formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas setoriais e intersetoriais universais, e políticas focadas nas populações mais vulneráveis.

Acesse no site de origem: Brasil se compromete a atingir meta da ONU de combate ao HIV até 2020 (ONU Brasil, 24/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas