Seminário discute neste mês a influência da mulher no rádio brasileiro – Cuiabá/MS, 25/09/2015

03 de setembro, 2015

(Olhar Direto, 03/09/2015) A quinta edição do ‘Seminário de Rádio’ acontece neste mês em Cuiabá, e terá como tema a participação e a influência da mulher no rádio brasileiro. Com inscrições gratuitas já abertas, o evento é direcionado a profissionais da comunicação, estudantes de jornalismo, radialismo, publicidade, assessores de imprensa, radiodifusores e aos amantes do rádio.

O evento acontece no dia 25 de setembro (sexta), das 8h às 23h, e terá em sua programação conversas com renomados profissionais de várias partes do país. O encontro será no auditório Liu Arruda do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Mercado de trabalho, transformações tecnológicas, cenários e ainda reviver os melhores momentos do rádio brasileiro estão na pauta do Seminário. São mais de 90 anos de história do rádio no Brasil, o que inspirou o ‘Escritório do Rádio’ a criar o evento.

A programação do V Seminário Mato-grossense de Rádio prevê atividades específicas, palestras, mesa redonda, lançamento de livros, exposições e debates envolvendo o veículo rádio e projeção de vídeos.

Maria Inês Amarante é uma das convidadas do evento. Conhecida no rádio como Inês Amarante, é pesquisadora em comunicação e Professora de Rádio e Comunicação Comunitárias da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA (PR), além de doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Em sua tese de doutorado, “Guerrilheiras da Palavra: rádio, oralidade e mulheres em resistência no Timor-Leste”, a professora fala da palavra das mulheres timorenses no rádio e na tribuna política. Atualmente, ela desenvolve na UNILA um projeto de extensão em radiofonia chamado “Todas las vocês”, que envolve estudantes de países da América Latina e Caribe, como Equador, Colômbia, Chile, Paraguai, Haiti e Brasil.

Outro convidado é o professor Fernando Morgado , das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México e da ESPM.

Fernando atua na área de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio e é comentarista de história do rádio da Rádio MEC. Possui quatro livros como autor, coautor e colaborador. A mais recente obra é a biografia do radialista e radiodifusor Blota Jr.

O Seminário também conta com Verônica Dantas Meneses, jornalista profissional e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB).

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), leciona as disciplinas Comunicação Comunitária, Técnicas de reportagem, Teorias da Comunicação e Estética e Comunicação, além de desenvolver pesquisas sobre Comunicação no Terceiro Setor, e Folkcomunicação.

O jornalista, radialista, produtor RTV, MBA em Marketing e Propaganda Cyro César também estará presente. Fundador da Rádioficina, escola de qualificação profissional técnica nas áreas de rádio e televisão, vivenciou profissionalmente o surgimento do FM nas primeiras emissoras do país.

Atuou como locutor, produtor e coordenador de inúmeras emissoras paulistas, e publicou pela Editora Summus os livros: “Como Falar no Rádio”, “Rádio – Inspiração, Transpiração e Emoção” e “Rádio – A Mídia da Emoção”.

Por fim, o humorista João Cláudio Moreno, do Piauí, falará sobre o humor no rádio. Há mais de duas décadas ele canta, atua, conta histórias e estórias, travestidas de piada. Além disso, faz imitações de Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, e outros.

O Seminário de Rádio tem apoio do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, da Prefeitura de Cuiabá, do Tribunal de Contas do Estado e da Empaer, além de outros colaboradores e voluntários.

Serviço

V Seminário Mato-grossense de Rádio
Data: 25 de setembro
Horário: das 8h às 23h

Inscrições gratuitas no SITE
Informações no telefone: (65) 3624 9953 e FAN PAGE

Acesse no site de origem: Seminário discute neste mês a influência da mulher no rádio brasileiro (Olhar Direto, 03/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas