26/11/2010 – Seminário discute liberdade de imprensa no país

26 de novembro, 2010

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo/O Globo) O Seminário Cultura de Liberdade de Imprensa, promovido pela TV Cultura (SP), discute a situação da mídia no Brasil. Entre os palestrantes estavam o ministro Franklin Martins (Comunicação Social), jornalistas e outros especialistas.

Em discurso, o ministro Franklin Martins descartou a existência de ameaças à liberdade de imprensa no país e afirmou que o momento “excelente no que diz respeito à liberdade de imprensa” não é “mérito do governo, mas da sociedade, que conquistou a duras penas uma compreensão profunda de que a liberdade de imprensa é absolutamente indispensável para o exercício da democracia”.

Após a palestra do ministro, os jornalistas Sérgio Dávila e Ricardo Kotscho e o sociólogo Demétrio Magnoli debateram esse mesmo tema. Dávila concordou que a liberdade de imprensa não está ameaçada no Brasil, mas fez a ressalva de que existem “bolsões de desejo censurador”. Sobre regulação da mídia, Dávila afirmou considerar que já é suficiente o que existe na Constituição e nas leis que dela decorrem. O jornalista Ricardo Kotscho afirmou que o “controle social” da mídia já existe, pois o consumidor pode “mudar de canal” ou “deixar de assinar o jornal”.

À tarde, foram abordadas as pressões sofridas pela mídia na Argentina e na Venezuela.

Programação do segundo dia do seminário

Palestra A liberdade de imprensa corre risco no Brasil?, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Debate com a participação de Ricardo Gandour (Estado), Merval Pereira (O Globo) e Renata Lo Prete (Folha)
Mesa redonda com Américo Martins (Rede TV!), Eugênio Bucci (USP), Fernando Vieira de Mello (TV Cultura) e Tereza Cruvinel (EBC-TV Brasil)
Palestra A legislação brasileira garante a liberdade de imprensa?, com o ministro do STF, Carlos Ayres Britto. Em seguida, o jornalista Heródoto Barbeiro mediará um debate sobre o tema

As apresentações podem ser acompanhadas ao vivo: www.tvcultura.com.br/seminario

Leia mais:
Seminário discute liberdade de imprensa no país (Folha de S.Paulo – 26/11/2010)
“Papel da imprensa é criticar o governo” afirma sociólogo (O Globo – 26/11/2010)
Franklin defende “refundar” Ministério das Comunicações (Folha de S.Paulo – 26/11/2010)
Franklin critica Ministério das Comunicações (O Globo – 26/11/2010)
Franklin propõe ‘refundar’ ministério (O Estado de S. Paulo – 26/11/2010)

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas