Mulheres compartilham suas experiências de aborto na tentativa de acabar com o estigma

22 de setembro, 2015

(R7/Mulher, 22/09/2015) Milhares de mulheres em todo o mundo usaram o Twitter para compartilhar suas experiências de aborto, com o objetivo de combater o estigma que ronda o procedimento. Ativistas como Amelia Bonow e Kimberly Morrison começaram a usar hasttag “#ShoutYourAbortion” (divulgue seu aborto) durante o fim de semana e a frase explodiu em todo o mundo, chegando aos trending topics mundiais. Mais de 60 mil mulheres, até o momento, já explicaram sua decisão de fazer um aborto.

Amelia Bonow foi a primeira a postar um depoimento no Facebook, desencadeando o movimento. As ativistas foram motivadas a iniciar a campanha depois que a Câmara dos Deputados dos EUA votou uma medida controversa para remover financiamento federal para a Planned Parenthood (uma instituição médica que oferece métodos contraceptivos gratuitamente).

Ao BuzzFeed, Amelia disse que fez sua postagem pois ela garante ter tido uma “experiência incrivelmente positiva” de aborto e para posicionar-se contra o fim do financiamento ao Planned Parenthood.

— Quis mostrar a outras mulheres o que eu sinto e lembrar que o nosso silêncio penetrante indica que o estigma ganhou.

A campanha ganhou a adesão de mulheres que relatam suas experiências, e as histórias vão desde garotas abusadas que fizeram aborto até jovens que passaram pelo procedimento quando adolescentes, mas que foram mães mais tarde. Há ainda mulheres que simplesmente admitem que fizeram aborto e defendem que este é uma decisão que só diz respeito a elas e a mais ninguém.

 

Acesse no site de origem: Mulheres compartilham suas experiências de aborto na tentativa de acabar com o estigma (R7/Mulher, 22/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas