27/11/2010 – Câncer de colo de útero mata mais nos Estados do Norte (Folha)

27 de novembro, 2010

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) O câncer de colo do útero é o quarto tumor que mais mata mulheres no país, mas pode ser combatido se tratado na fase inicial. O Ministério da Saúde anunciou um plano de ação contra esse tipo de câncer com foco nos Estados amazônicos, onde o risco de uma mulher morrer é duas vezes e meia maior do que na região Sudeste, segundo dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer). O investimento será de R$ 115 milhões.

“A região é muito grande e a população, dispersa. Às vezes, é preciso viajar dias de barco para chegar aos centros urbanos. Isso dificulta o diagnóstico”, diz Ana Ramalho, gerente da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do Inca.

folhasp271110_mortalidadecancerutero

Entre as ações previstas estão o uso de equipes do programa Saúde da Família para a detecção precoce da doença, a implantação de controle de qualidade nos laboratórios que analisam o material colhido e o treinamento de ginecologistas para o tratamento das lesões precursoras da doença.

“O risco de infecção pelo HPV é semelhante no país inteiro. O que diferencia é o acesso ao Papanicolaou e ao tratamento”, diz Ramalho. O HPV é o vírus que pode levar à doença, e o papanicolau, o exame que diagnostica lesões no colo do útero.

estadosp271110_cancerutero_infograficoae

Câncer de pulmão aumenta entre as mulheres

A incidência de câncer de pulmão tem aumentado entre as mulheres. É o que mostram os dados da última edição dos Registros de Base Populacional, levantamento coordenado pelo Inca, no Rio de Janeiro, que avaliou a ocorrência de tumores em 16 capitais brasileiras no período de 2000 a 2005. 

Dados divulgados em agosto pelo Inca e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 17,5% dos brasileiros fumam. Entre os homens, o porcentual é de 22%. O tabagismo feminino atinge 13,3% das mulheres.

Em países ricos, a incidência do câncer de pulmão nas mulheres já se tornou praticamente igual à incidência da doença entre homens. “As mulheres começaram a fumar mais tarde”, aponta Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca. “Por isso, agora que começam a estabilizar e até a cair os números de câncer de pulmão entre os homens, a incidência aumenta entre as mulheres.”

Paulo Hoff, diretor-clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) afirma que o tumor só se manifesta décadas depois do início do hábito de fumar. “O que vemos agora é reflexo das décadas de 70 e 80.”

Leia na íntegra:
Câncer de colo de útero mata mais nos Estados do Norte (Folha de S.Paulo – 27/11/2010)
Melhora diagnóstico de câncer de útero (O Estado de S. Paulo – 27/11/2010)
Câncer de pulmão aumenta entre as mulheres, revela estudo em 16 capitais (O Estado de S. Paulo – 27/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas