Manifestação de mulheres no Rio pede saída de Cunha da presidência da Câmara

28 de outubro, 2015

(EBC, 28/10/2015) Uma manifestação que reuniu principalmente mulheres pediu hoje (28) a saída do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. O ato ocorreu na Cinelândia, tradicional local de manifestações políticas no centro do Rio. As posições do parlamentar a favor de uma legislação mais restritiva ao aborto e o envolvimento dele no recebimento de recursos desviados da Petrobras, segundo investigações da Operação Lava Jato, foram alvos de críticas das participantes.

Leia mais: 
Mulheres pagam a conta de Cunha, por Carla Rodrigues (O Globo, 29/10/2015)
Aborto e a questão de gênero precisam ser enfrentados (ConJur, 29/10/2015)
Mulheres fazem manifestação contra Eduardo Cunha no Rio (O Globo, 28/10/2015)
CPI do Aborto da Alerj aprova relatório final dos trabalhos (Agência Brasil, 28/10/2015)
Grupo protesta contra projeto que torna crime ajudar aborto, no Recife (G1, 28/10/2015)
Projeto que proíbe pílula do dia seguinte expressa sociedade machista e conservadora (Maxpress, 28/10/2015)
Você no Senado: CDH debate sugestão de projeto que legaliza o aborto (Senado Notícias, 27/10/2015)
Projeto de Cunha é uma ameaça ao aborto legal, por Cláudia Collucci (Folha de S. Paulo, 27/10/2015)

Proibição do aborto, Eduardo Cunha e o Martelo das Bruxas (Outras Palavras, 24/10/2015)

As ativistas saíram em passeata da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde acompanharam, durante a tarde, a votação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o aborto no estado, classificado pelas feministas como um retrocesso.

Na caminhada até a Cinelândia, as manifestantes pararam em frente ao escritório político de Eduardo Cunha, no Largo da Carioca, e, com faixas e cartazes, protestaram contra o Projeto de Lei (PL) 5.069, que dificulta a realização de abortos por mulheres vítimas de estupro, pois ficam obrigadas a fazer boletim de ocorrência em delegacia policial para comprovar a violência sexual.

“Este ato é contra o PL 5.069, que burocratiza o processo, pois, em vez da pessoa ir receber tratamento médico, ela primeiro tem que fazer um boletim de ocorrência. Isso é uma crueldade com a vítima, que está fragilizada e precisa de amparo. A maioria das pessoas não concorda com o tipo de postura que ele [Cunha] tem, não só em relação aos desvios [de dinheiro] e à conta na Suíça, mas quanto à atitude dele, que é muito retrógrada”, disse a estudante de história Luisa Lima de Moraes.

“O Cunha tem uma série de projetos de lei bastante complicada e com grande chance de aprovação, como o que proíbe a pílula do dia seguinte, que é um direito das mulheres, principalmente as que foram estupradas ou sofreram algum tipo de abuso sexual”, afirmou a universitária Gisele Tanaka, que faz doutorado em planejamento urbano.

Segundo a estudante, as denúncias de desvio de dinheiro também pesam contra o deputado. “É o motivo mais óbvio, mais escancarado, que devia levar à imediata saída do cargo de liderança no Congresso e também fazer ele sofrer um processo judicial”.

Vladimir Platonow; Edição: Aécio Amado

Acesse no site de origem: Manifestação de mulheres no Rio pede saída de Cunha da presidência da Câmara (EBC, 28/10/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas