14/12/2010 – Dilma tenta compor cota feminina de novo ministério (Estadão)

14 de dezembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Para aumentar a cota feminina em seu governo, a presidente eleita Dilma Rousseff convidou Maria Lúcia de Oliveira Falcón, atual secretária de Planejamento de Sergipe, para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com isso, pode chegar a 11 o número de mulheres no primeiro escalão do governo Dilma. A expectativa é que a presidente eleita cumpra a promessa de compor 30% do ministério com mulheres.

Segundo a imprensa, Dilma agora busca convencer o PT do Nordeste a aceitar a gaúcha Tereza Campelo para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Tereza Campelo é coordenadora de projetos estratégicos da Casa Civil, mas líderes aliados e governadores nordestinos não se conformam em perder para o Rio Grande do Sul o ministério do Bolsa-Família que tem “a cara” do Nordeste.

Também poderão ser dirigidos por mulheres os ministérios da Cultura – para o qual é cotada Ana de Holanda – e do Esporte – para o qual o PC do B quer Luciana Santos. Para a Secretaria de Mulheres, aparece o nome da deputada Iriny Lopes (PT-ES).

Izabella Teixeira deve continuar no comando do Meio Ambiente e outras quatro mulheres já foram confirmadas: Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), Miriam Belchior (Planejamento), a senadora do PT catarinense Ideli Salvatti (Pesca) e a deputada do PT gaúcho Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Acesse na íntegra: Dilma tenta compor cota feminina de novo ministério (O Estado de S. Paulo – 14/12/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas