14/12/2010 – ‘Quem aqui não teve uma namoradinha que teve que abortar?’, diz Cabral (Estadão.com)

14 de dezembro, 2010

(Estadão.com/UOL Notícias) O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), criticou a legislação sobre o aborto no Brasil e defendeu a legalização da prática. As declarações foram feitas em entrevista à imprensa após um evento que reuniu empresários em São Paulo.

“Quem aqui não teve uma namoradinha que teve que abortar? (…) Me refiro a diversas pessoas que tiveram namoradas que engravidaram e que foram abortar em clínicas clandestinas”, afirmou Cabral. “Isso é a vida como ela é. Só que o sujeito que é de classe média alta tem uma clínica de aborto clandestina em melhores situações, mas mesmo essa não passa por nenhum controle de vigilância sanitária, médica. As autoridades médicas não têm no seu prontuário: ‘Fui visitar a clínica de aborto da Rua Dona Mariana, por exemplo'”, afirmou o governador.

Sérgio Cabral também criticou a falta de discussão sobre o aborto. “Há uma hipocrisia no Brasil. Esse tema foi muito mal discutido na campanha eleitoral. As pessoas já conhecem minha opinião. Acho que primeiro que a mulher tem que ser muito ouvida”, afirmou o governador, para quem a discussão deve ser feita “entre a classe médica e as mulheres”. “Assim (do jeito que é hoje) está falso, mentiroso, hipócrita. Isso é uma vergonha para o Brasil.” O governador disse ainda que o poder público “tem que estar preparado para atender a mulher”. “Ninguém é a favor do aborto, você é a favor do direito da mulher a recorrer no serviço público de saúde à interrupção de uma gravidez.”

O governador ainda citou exemplos de países em que a religião também possui peso, mas que têm uma legislação mais flexível, como Espanha, Portugal, Itália, França, Estados Unidos e Reino Unido. “Será que esses países gostam menos da vida do que nós? Será que o povo inglês, francês, italiano, português, gosta menos da vida do que o povo brasileiro. Esse é o ponto.”

Leia na íntegra:
Cabral: Quem não teve ‘namoradinha’ que já fez aborto? (Estadão.com – 14/12/2010)
‘Quem aqui não teve uma namoradinha que teve que abortar?’, diz Cabral (UOL Notícias – 14/12/2010)
Cabral: ‘Quem aqui que não teve uma namoradinhaque teve que abortar?’ (Globo.com – 14/12/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas