15/12/2010 – Projeto de lei aprovado em comissão proíbe atuação de modelos muito magras (Folha.com)

15 de dezembro, 2010

(Folha.com) Modelos com IMC (Índice de Massa Corporal) inferior a 18 podem ser proibidas de atuar no Brasil. É o que determina o projeto de lei aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que ainda será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

O projeto do senador Gerson Camata (PMDB-ES) proíbe a “exibição pública ao vivo ou em vídeo, e na forma de fotografia impressa ou digital” das modelos com IMC abaixo de 18, em todo o país. Em caso de desrespeito, será aplicada multa entre R$ 1.000 e R$ 5 milhões a promotores de eventos e patrocinadores, agências de modelo, recrutadores e orgãos de comunicação. O valor pode dobrar em caso de reincidência.

“Não podemos deixar de mencionar a existência de uma íntima relação entre o mundo da moda e a ocorrência de distúrbios alimentares, com graves consequências sobre a saúde das modelos. Essa realidade reclama providências do Poder Público no sentido de proteger esse segmento populacional, composto, em sua maioria, por adolescentes”, opinou o relator do projeto na comissão, senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB).

Acesse a matéria: Projeto de lei aprovado em comissão proíbe atuação de modelos muito magras (Folha.com – 15/12/2010)

tabela_imc

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas