Ainda dá tempo de ficar definida para o verão, por Ruth Manus

09 de dezembro, 2015

(O Estado de S. Paulo, 09/12/2015) Defina de uma vez por todas que você é mais do que um corpo.

O verão está chegando.  Tirem os biquínis da gaveta, renovem o estoque de protetor solar, lavem as havaianas encardidas.

Mas espere.  Antes de tudo precisamos pensar.

Você está em condições de desfilar pelo litoral em trajes de banho? Está em condições de colocar um short que termina logo após a dobrinha do bum bum? Está em condições de colocar vestido branco no réveillon? Por favor, só faça isso se você estiver definida.

Nada melhor do que mulheres bem definidinhas, sabe? Daquelas que definem todo dia que são donas do seu corpo e não escravas deles.

Defina, por gentileza, que sua auto estima não será mais massacrada pelas capas de revista e pelas propagandas de bronzeador.

Defina que nesse verão você não vai se envergonhar do seu corpo. Que você não deve nada a ninguém e que pessoas que te avaliam pela medida do quadril, realmente não te interessam.

Defina que se alguém achou que por baixo da roupa você parecia a Paola Oliveira, azar de quem imaginou errado. Você nunca prometeu um abdômen sarado a ninguém.

Defina que você é a única responsável pelos picolés, pelas caipirinhas, pelo queijo coalho e pelas cervejinhas do seu verão. Não se pergunte o que alguém pode pensar se você comer tudo o que te der na telha.

Defina que o instagram de musas fitness pode até servir de inspiração, mas que a partir do momento em que ele vira uma penitência diária, uma frustração por foto, é hora de dar “unfollow”.

Defina que “meu corpo, minhas regras”, não vale apenas para afastar hipóteses estúpidas de assédio, mas também para afastar hipóteses estúpidas de cobranças alheias sobre sua aparência física.

Defina, enfim, como dizem por aí, que não é você que tem que ficar gostosa para o verão, é o verão que tem que ser gostoso para você.

Nada melhor do que mulheres definidas, dessas que definem todo dia que não vão se render aos padrões que nos enfiam goela abaixo, nem vão se constranger por ser o que são, conscientes de que são muito mais do que peito e abdômen e coxas e glúteos.

Acesse o PDF: Ainda dá tempo de ficar definida para o verão, por Ruth Manus (O Estado de S. Paulo, 09/12/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas