Observatório Brasil da Igualdade de Gênero lança 50ª edição do Boletim Observa Gênero

01 de fevereiro, 2016

(SPM, 01/02/2016) A 50ª edição do Boletim Observa Gênero traz em seu conteúdo o tema da redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 e faz uma análise sobre igualdade de gênero, violência contra a mulher e acesso à Educação. A publicação foi divulgada nesta quarta-feira (27/01) pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

O tema apresentado pela redação do Enem – “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” – ultrapassou as fronteiras dos inscritos no exame e causou bastante polêmica, principalmente nas redes sociais. Foi verificado que muitas instituições escolares brasileiras se limitam a ensinar gramática e técnicas de redação, sem se aprofundar nos problemas sociais, deixando, assim, de estimular o desenvolvimento de um sentido crítico em seus alunos.

O Boletim traz dados comparativos entre as edições do Enem 2015 e 2014 e ressalta que as mulheres são maioria entre os inscritos no concurso. O Inep informou que 57,55% dos inscritos de 2015 são mulheres e 42,45% homens (G1, 2015). A publicação também destaca que as mulheres foram maioria entre os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e entre os estudantes de Ensinos Superior e Profissionalizante (Relatório Anual Socioeconômico da Mulher – Raseam 2014).

A publicação destaca a 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, criado pela SPM para estimular e fortalecer a reflexão crítica e a produção científica em torno das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil. O prêmio tem como objeto um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos.

O conteúdo completo do Boletim Observa Gênero pode ser acessado no seguinte link: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Observatório Brasil da Igualdade de Gênero lança 50ª edição do Boletim Observa Gênero (SPM, 01/02/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas