09/01/2011 – Questão de estilo, por Dora Kramer (Estadão)

09 de janeiro, 2011

(O Estado de S. Paulo) A colunista do Estadão comenta o estilo de governar que a presidente Dilma Rousseff tem mostrado em sua primeira semana de trabalho:

Entre suas características sua equipe inclui a discrição pessoal, formalidade, disciplina, racionalidade, pontualidade, vocação para detalhes, gosto por assuntos administrativos e cobrança de metas.

O oposto do antecessor. Na primeira semana, por exemplo, a agenda presidencial divulgada foi cumprida à risca e os compromissos todos mantidos nos horários.

No quesito aparições externas, dizem os auxiliares que Dilma fará discursos apenas quando for necessário e nunca de improviso. Suas falas serão elaboradas sob a supervisão do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

Entrevistas coletivas, só raramente. A presidente pretende estreitar suas relações com a imprensa por meio de encontros com grupos de jornalistas e até conversas informais em que as declarações não necessariamente são utilizadas de maneira oficial.”

Acesse a coluna na íntegra: Questão de estilo, por Dora Kramer (O Estado de S. Paulo – 09/01/2011)

Leia também:

“Com esse estilo ‘gerente’ – ela está menos estressada do que nos tempos de Casa Civil e de campanha presidencial, conforme os auxiliares – Dilma já desenhou o formato de sua ação. Pretende criar quatro eixos de trabalho, reunindo o que no governo Fernando Henrique era chamado de Câmara Setorial. Agora, serão os núcleos: Econômico, Social, Cidadania e Infraetrutura. Com frequência, ela convocará os núcleos para cobrar o cumprimento de metas estabelecidas. Bem diferente de Lula que passava até três meses sem se reunir com ministros. Como se vê, a mudança não será apenas de gênero, mas no estilo de gestão.” – Dilma, um estilo diferente de Lula, por Cristiana Lôbo (Portal G1 – 07/01/2011)

“A decisão da presidente [de vestir na posse uma roupa feita por uma costureira particular pouco conhecida] demonstra outras três coisas: que os celebrados estilistas nacionais não estão aptos a agradar mulheres “reais” como ela; que a política de afirmação do prestígio das grifes está muito longe de se efetivar no país; e que a indústria de moda brasileira, enfim, parece não ser um assunto significativo para a Presidência da República.” – Look da presidente põe em xeque projeto de prêt-à-porter brasileiro de prestígio, por Alcino Leite Neto (Folha de S.Paulo – 09/01/2011)

Bíblia e crucifixo são retirados do gabinete no Palácio do Planalto (Folha de S.Paulo – 09/01/2011) / Dilma tira crucifixo do gabinete. Falta o resto do país (Blog do Sakamoto – 09/01/2011) / Crucifixo retirado de gabinete pertencia a Lula, diz Planalto (Folha.com – 09/01/2011) / Cruz credo, por Hélio Schwartsman (Folha de S.Paulo – 11/01/2011)

Dilma já mudou rotina no Planalto na primeira semana como presidente (O Globo – 09/01/2011)

Novo estilo Dilma: almoço no Planalto, chá de flores e foto da filha no gabinete (O Globo – 09/01/2011)

O tempo e a hora, por Míriam Leitão (O Globo – 09/01/2011)

O paradoxo da vitória, por Rosiska Darcy de Oliveira (O Globo – 09/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas