ONU celebra primeiro Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

11 de fevereiro, 2016

(Rádio ONU, 11/02/2016) Organização afirma que ciência e igualdade de gêneros são vitais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; pesquisa feita em 14 países mostrou que índice de graduação de mulheres na área de ciências é metade do que a dos homens.

A ONU celebra esta quinta-feira, 11 de fevereiro, o primeiro Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Segundo as Nações Unidas, ciência e igualdade de gêneros são vitais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem se esforçado para inspirar e engajar mulheres e meninas nesta área.

Pesquisa

Infelizmente, elas continuam sendo excluídas de participar plenamente no setor científico.

Uma pesquisa feita em 14 países, mostrou que a probabilidade de estudantes do sexo feminino obter um diploma de bacharel, mestrado ou doutorado em ciências ou em áreas correlacionadas é menos da metade do que se comparado aos homens.

A ONU criou essa data especial para as mulheres tendo em mente mais acesso e participação igual na ciência.

Unesco

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, afirmou que a Agenda 2030 não será alcançada sem o empoderamento das mulheres através e na ciência.

Bokova disse que “mais do que nunca, hoje o mundo precisa da ciência e a ciência precisa das mulheres”.

O último relatório da agência sobre o assunto mostrou que as mulheres representam apenas 28% dos pesquisadores no mundo e a diferença aumenta ainda mais nos escalões mais altos.

Segundo a Unesco, as mulheres têm menos acesso a investimentos, a redes de estudo e até mesmo a cargos “senior” nas empresas, o que as coloca em profunda desvantagem.

Nessa data, Bokova pediu aos parceiros e governos que redobrem os esforços para dar mais poder a meninas e mulheres através da ciência, como base para avançar em relação à Agenda 2030.

Edgard Júnior

Acesse no site de origem: ONU celebra primeiro Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (Rádio ONU, 11/02/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas