12/01/2011 – Presidente do Ipea espera acordo sobre lei de mídia (Estadão)

12 de janeiro, 2011

(O Estado de S. Paulo) O presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Márcio Pochmann, defendeu uma maior “democratização” do setor de comunicação e telecomunicações no país e lamentou que iniciativas como o Conselho Federal dos Jornalistas ainda não tenham obtido “convergência política”. Segundo a reportagem do Estadão, “especialistas e entidades da sociedade civil enxergaram na iniciativa tentativa de controlar a imprensa do país”.

“A Constituição de 1988 estabeleceu parâmetros do ponto de vista da regulação da economia. No caso da comunicação, ainda há um debate a respeito de como melhor regular e dar transparência e importância a esse setor”, afirmou Pochmann durante o lançamento do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, evento organizado pelo Ipea e pela Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom).

Márcio Pochmann disse perceber uma mudança de ênfase no governo Dilma Rousseff em relação ao setor de mídia e citou o fato de o Ministério das Comunicações assumir os projetos sobre a banda larga.

Para o presidente do Ipea, o setor de tecnologia da informação e telecomunicações no País opera de forma “muito concentrada”. Pochmann defendeu ainda o estímulo para a criação de políticas públicas na área para que o Brasil se consolide como setor estratégico e melhore a pauta comercial.

Na ocasião foi divulgado que o Ipea pretende lançar em abril um observatório de políticas públicas para comunicação, com um banco de dados que permitirá acesso a estudos e pesquisas sobre o setor.

Acesse essa reportagem: Presidente do Ipea espera acordo sobre lei de mídia (O Estado de S. Paulo – 12/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas