10/01/2011 – Transexuais poderão remover mamas, ovários e útero pelo SUS (AgBr)

10 de janeiro, 2011

(Agência Brasil) Mulheres transexuais que desejarem remover útero, ovários e mamas poderão realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo a partir de fevereiro.

O atendimento será realizado pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis, na cidade de São Paulo. Após exames iniciais, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Estadual Pérola Byington, onde será feita a histerectomia (retirada do útero). Segundo a Secretaria de Saúde do estado, no hospital -que tem capacidade de fazer até 100 histerectomias por ano- os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas específicas dessa população.

Também será possível realizar a cirurgia de retirada de mama, mas o hospital de referência para mastectomia em transexuais ainda deverá ser definido nos próximos meses.

Em setembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou resolução para permitir que os procedimentos de retirada de mamas, ovários e útero de transexuais possam ser feitos em qualquer hospital público ou privado que siga as recomendações do conselho. Já o tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) só é permitido em caráter experimental.

Acesse a matéria: Transexuais poderão usar o SUS para remover mamas, ovários e útero (Agência Brasil – 10/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas