Viva Maria: Mulheres celebram 84 anos de direito ao voto

24 de fevereiro, 2016

(Radioagência Nacional, 24/02/2016) Desde 1932 o dia de hoje é histórico. Dedicamos esta edição à Chiquinha Gonzaga e a todas as mulheres que abriram alas para que as brasileiras conquistassem o direito de votar e serem votadas.

Viva as sulfragistas Julia Barbosa, Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Celina Vianna, Nathércia da Cunha Silveira, Antonietta de Barros, Almerinda Gama, Jerônima Mesquita, Maria Luisa Bittencourt, Alzira Teixeira Soriano, Carlota Pereira de Queiroz, Josefina Álvares de Azevedo, Carmen Portinho, Elvira Komel, Amélia Bevilacqua, Isabel de Sousa Matos e muitas outras mulheres que participaram dessa importante conquista para a cidadania feminina no Brasil.


Sem falar de Chiquinha Gonzaga que animou com sua música, a luta em prol do voto feminino.

E ao som dessa música que até hoje embala nosso sonho de igualdade e justiça queremos chamar a participação de escritora feminista Schuma Schumaher que, em parceria com a pedagoga Antonia Ceva, publicou um livro de referência sobre a trajetória das mulheres em nosso país. O título não podia ser mais oportuno para o cenário político que ora se apresenta na vida brasileira: Mulheres no poder, tudo a ver, né Schuma?

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Acesse no site de origem: Viva Maria: Mulheres celebram 84 anos de direito ao voto (Radioagência Nacional, 24/02/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas