19/01/2011 – Dilma precisa explicar suas convicções, diz arcebispo (Folha)

19 de janeiro, 2011

(Folha de S.Paulo) Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília, afirma que a presidenta Dilma Rousseff precisa explicar melhor o que pensa a respeito de temas como aborto e homossexualidade. Em entrevista à Folha, o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica – nomeado pelo papa Bento 16 e que irá assumir o cargo, um dos nove “ministérios” da Igreja Católica, em fevereiro – diz: “Não temos uma ideia clara de quem é Dilma do ponto de vista religioso. Ela precisa explicar melhor as suas convicções religiosas para que o diálogo possa progredir.”

Leia a seguir alguns trechos selecionados dessa entrevista:

“Folha – Qual a sua avaliação a respeito do debate sobre o aborto durante as eleições?
João Braz de Aviz
– Foi um pouco ruim, porque a discussão dos bispos e de pessoas leigas ligadas à igreja apareceu com a exclusão de um partido [o PT]. Ou seja, havia uma definição de posição político-partidária muito clara [a favor do PSDB], e a Igreja Católica não sustenta isso.
Do outro lado, o que está à flor da pele é que uma imensa parte da população brasileira não aceita essa enxurrada de propaganda a favor do aborto que é feita de modo impositivo. Há um movimento de legalizar o aborto e considerá-lo um direito humano, o que é uma coisa muito difícil de a gente compreender.
Portanto, a posição dos bispos até estava correta, mas o que houve de dificuldade foi identificar apenas em um partido essa posição e aproveitar esse fato para uma escolha política.”

“O que o sr. espera dela [Dilma] com relação a isso?
Eu espero que as posições dela se aproximem das posições da igreja. Para isso, precisamos conhecer melhor o que pensa a Dilma presidente em relação a certos temas.
Não só o aborto, que teve destaque na disputa eleitoral, mas também quanto ao PNDH-3 [Plano Nacional de Direitos Humanos], que traz posições contudentíssimas para a igreja. Há aspectos muito bonitos com relação à questão social, mas temos aborto, homossexualismo, um monte de coisa que precisamos ver como vai ficar.”

Leia a entrevista completa: Dilma precisa explicar suas convicções, diz arcebispo (Folha de S.Paulo – 19/01/2011)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas