21/01/2011 – Estudo sugere que a homofobia envolve relação de medo (Cena G)

21 de janeiro, 2011

(Cena G) Estudo da Universidade Federal de São Paulo apontou que o preconceito contra homossexuais pode ser um comportamento defensivo, baseado em sentimentos como medo e vergonha.

Analisando as emoções envolvidas no tabu da homossexualidade, o estudo comparou as diferenças entre grupos de voluntários com diferentes níveis de preconceito: homossexuais e bissexuais e heterossexuais que declararam ter ou não preconceito.

Cada voluntário assistia a uma apresentação de 40 imagens de diversos tipos, como de casais hétero e homossexuais em cenas eróticas e fotos sem cunho sexual, como de animais e paisagens, e relatava o que sentia perante cada imagem através de uma escala que media os níveis de prazer, alerta e dominância. Durante a exibição das imagens eram tomadas medidas fisiológicas, como suor das mãos, temperatura e movimento dos músculos faciais.

A pesquisa apontou que os homens heterossexuais se sentiram incomodados ao verem especificamente imagens de casais gays. Em contrapartida, as mulheres heterossexuais mostraram desagrado moderado frente a imagens de casais homossexuais, independentemente de serem gays ou lésbicas. Já os voluntários homo e bissexuais apresentaram níveis de prazer altos e semelhantes para imagens dos três tipos de casais.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que, diante de um grupo com orientação sexual diferente, as pessoas tendem a ficar mais acuadas ou receosas, indicando que esses sentimentos têm maior influência no preconceito do que o ódio propriamente dito.

Acesse a matéria: Estudo sugere que a homofobia envolve relação de medo (Cena G – 21/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas