01/02/2011 – Pela primeira vez, mulher ocupa cargo na Mesa Diretora da Câmara (AgCâmara)

01 de fevereiro, 2011

(Agência Câmara) A nova legislatura da Câmara dos Deputados se inicia com um fato histórico: pela primeira vez uma mulher é eleita como titular de um cargo na Mesa Diretora, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) tornou-se a 1ª vice-presidente da Câmara, o que, segundo a própria parlamentar, é “uma vitória histórica para todas as mulheres brasileiras”: “Nós mulheres sempre contribuímos em todos os setores profissionais, mas, em regra, somos relegadas a segundo plano quando se trata de ocupar espaços importantes”, denunciou a deputada.

Segundo Rose de Freitas, sua eleição representa uma mudança de comportamento da sociedade brasileira: “Começamos a admitir, pouco a pouco, que as mulheres devem ser reconhecidas pela sua competência e dedicação.”

A Mesa Diretora é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara dos Deputados (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º).

Professora e jornalista, Rose de Freitas afirmou que vai trabalhar, no cargo de 1ª vice-presidente, para impedir que “manobras políticas” atrasem a tramitação de projetos de lei. “É preciso impor prazos para que relatores e presidentes de comissões coloquem os projetos em votação, independentemente de qualquer interesse em jogo”, argumentou.

Saiba mais sobre a deputada Rose de Freitas: Pela primeira vez, mulher ocupa cargo na Mesa Diretora da Câmara (Agência Câmara – 01/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas