Prefeitura de São Paulo empossa 708 mulheres para Fóruns Regionais

15 de março, 2016

(Pref. São Paulo, 15/03/2016) Representantes irão atuar nas cinco unidades para fortalecer a participação feminina no município. Ato também foi marcado pelo lançamento do edital para eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres

Com o objetivo de fortalecer a participação feminina no município, tomaram posse nesta segunda-feira (14) as 708 mulheres eleitas que irão atuar nos cinco Fóruns Regionais de Políticas para Mulheres. O lançamento aconteceu no Theatro Municipal, região central, onde também foi anunciado o lançamento do edital para eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres.

“O mundo precisa ficar mais feminino. A participação das mulheres vai efetivamente trazer, como vem trazendo, uma nova perspectiva de desenvolvimento humano”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, que continuou: “O que se vê é um desejo de participação cada vez maior das mulheres na cidade, e isso vai acabar se refletindo na representação dos poderes do Legislativo, Executivo e no Judiciário”.

Criados em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, os cinco Fóruns Regionais de Políticas paras as Mulheres são espaços nos quais mulheres representantes da sociedade civil e do poder público irão, juntas, debater e avaliar as ações e políticas públicas da Prefeitura com a perspectiva de gênero.

Cada região da cidade (norte, sul, leste, oeste e central) contará com um fórum. Neles, cada uma das 32 subprefeituras será representada por até 20 mulheres da sociedade civil e cinco do poder público.

No total, o fórum conta com 122 representantes do poder público e 586 eleitas pela sociedade civil (jovens, idosas, mulheres negras, imigrantes, mulheres com deficiência, mulheres atuantes nas mais diversas áreas e movimentos sociais) que irão, de forma democrática e participativa, acompanhar, fiscalizar e debater as políticas públicas para as mulheres da cidade de São Paulo.

“Nós hoje estamos aqui para começar uma nova etapa nesta cidade, constituindo esse fórum de participação política da cidadania, onde poderemos contribuir para democratizar a cidade, para humanizar a cidade”, disse a representante das mulheres empossadas, Ana Martins.

Também estiveram na cerimônia a vice-prefeita da cidade, Nádia Campeão, a primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

Conselho Municipal de Políticas para Mulheres

Em comemoração do mês da mulher, a Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda o edital para eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres.

“Estas conselheiras irão formular e propor ações voltadas para a promoção dos direitos das mulheres. O Conselho terá caráter consultivo e deliberativo, para que possibilite uma articulação do poder público com a sociedade civil, garantindo políticas públicas para as mulheres”, afirmou a secretária municipal de Políticas Para Mulheres, Denise Motta Dau.

O órgão será composto por 50 mulheres, 25 da administração municipal e 25 representantes eleitas pela sociedade civil. A medida tem o objetivo de garantir mais um importante espaço para que as demandas da sociedade civil cheguem democraticamente à Prefeitura.

Acesse no site de origem: Prefeitura de São Paulo empossa 708 mulheres para Fóruns Regionais (Pref. São Paulo, 15/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas