Brasil, Moçambique, Reino Unido e ONU fazem hoje (16/3), em Nova Iorque, debate sobre empoderamento das mulheres e cooperação internacional

16 de março, 2016

(ONU Mulheres, 16/03/2016) Clique aqui para assistir ao vivo o evento paralelo (das 15h às 16h15, horário de Nova Iorque – das 16h às 17h15, horário de Brasília)

Acesse aqui para saber mais sobre as atividades que vão acontecer durante a 60ª Sessão da Comissão (14 a 24 de março de 2016)

Na programação da 60ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, acontece hoje (16/3), em Nova Iorque, o evento paralelo “Promovendo o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero no Marco da Agenda 2030”. O evento será transmitido ao vivo no portalwebtv.un.org, das 15h às 16h15 (horário de Nova Iorque).

A discussão será aberta, às 15h, sobre a importância das parcerias inovadoreas na promoção da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres no contexto da Agenda 2030, adotada pelos Estados-membros da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O tema será abordado pelo representante permanente do Brasil junto à ONU, embaixador Antonio Patriota, pela Baronesa Verma, subsecretária de Estado do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), e pela ministra de Gênero, Criança e Ação Social de Moçambique, Cidália Chaúque Oliveira.

Os comentários serão feitos pela diretora executiva adjunta da ONU Mulheres, Lakshmi Puri, e pela diretora executiva adjunta do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Laura Londen. A moderação será feita pela secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Tatau Godinho.

O evento paralelo colocará em evidência as formas inovadoras de trabalhar em parceria no Programa da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, incluindo a Cooperação Sul-Sul/Triangular e cooperação multilateral de alto nível sobre políticas e aprendizado entre as partes. Essas parcerias têm como propósito alcançar as metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, especialmente aquelas relacionadas ao Objetivo 5 – Alcançar a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

CSW 60 – Empoderamento das mulheres e Desenvolvimento Sustentável são o foco da 60ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW60). Neste ano, o encontro é presidido pelo Brasil e acontece até 24 de março, em Nova Iorque, reunindo líderes globais, ONGs, setor privado e ativistas para discutir a inclusão de mulheres e meninas no desenvolvimento global.

Adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas, em setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável consiste de uma Declaração de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e uma renovada parceria mundial, além de um mecanismo para avaliação e acompanhamento.

Dentre os propósitos estão a busca pela paridade entre homens e mulheres e a erradicação da violência de gênero. Também no ano passado, a ONU Mulheres lançou a iniciativa “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com a finalidade de estimular compromissos nacionais junto a cada Estado-membro. Até o momento, mais de 90 países já prometeram medidas concretas para promover a inclusão econômica das mulheres, protegê-las de violações e prestar apoio em casos de crises, como o atual surto do vírus zika e fenômenos climáticos extremos.

Acesse no site de origem: Brasil, Moçambique, Reino Unido e ONU fazem hoje (16/3), em Nova Iorque, debate sobre empoderamento das mulheres e cooperação internacional (ONU Mulheres, 16/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas