Bancada feminina participa de reunião da ONU sobre a situação da mulher no mundo

17 de março, 2016

(Câmara Notícias, 17/03/2016) A bancada feminina da Câmara dos Deputados está representada na 60ª Comissão sobre a Situação das Mulheres, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na sede da instituição em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Esta edição é presidida pelo Brasil, por meio do embaixador do País na ONU, Antonio Patriota. O encontro deve mobilizar cerca de cinco mil representantes da sociedade civil e centenas de representantes de governos para discutir o tema “Empoderamento das Mulheres e sua Relação com o Desenvolvimento Sustentável”. O grupo deve debater também sobre a eliminação e a prevenção de todas as formas de violência contra a mulher.

Troca de experiência

A coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Dâmina Pereira (PSL-MG), comentou a importância do encontro e falou sobre a contribuição que o Brasil pode dar: “Essa troca de experiência com vários países, pessoas de todo o lugar, eu acho de grande importância para que a gente possa avançar mais nessas políticas para as mulheres, porque a gente vê que é tudo muito devagar quando se diz em relação à mulher”.

“Só para ter ideia, há apenas 83 anos a gente conseguiu direito de votar. Então nós estamos caminhando a passos lentos. Nós podemos colaborar com as experiências que nós temos até mesmo dentro da Secretaria da Mulher. Nós temos políticas ali muito direcionadas para a mulher na parte da saúde, na parte da equidade e em vários pontos”, explica.

Mudanças na legislação

Já na visão da 1ª procuradora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara, deputada Gorete Pereira (PR-CE), o debate a nível mundial pode contribuir para mudanças na legislação do Brasil quanto à representatividade da mulher no Congresso Nacional.

“A gente fica sempre muito horrorizada porque até os países de costumes árabes eles tem uma maior quantidade de mulheres no parlamento do que os nossos latinos, que tem uma democracia”, ressalta. “Hoje, nós temos no Brasil seis estados que não tem representação de mulheres. Se a gente fizesse uma cota de, pelo menos 10% em cada estado, a gente aumentaria esse quórum de representantes que não seria grande coisa, praticamente o que é hoje. Mas não seria de candidaturas, seriam realmente as vagas.”

Além das deputadas Dâmina Pereira e Gorete Pereira, a delegação brasileira é composta ainda pela procuradora da mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) e pelas deputadas Tia Eron (PRB-BA), Jéssica Sales (PMDB-AC), Soraya Santos (PMDB-RJ) e Maria Helena (PSB-RR). O encontro continua até a próxima quinta feira, dia 24.

Ana Gabriela Braz; Edição – Newton Araújo

Acesse no site de origem: Bancada feminina participa de reunião da ONU sobre a situação da mulher no mundo (Câmara Notícias, 17/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas