Salvador ganha nesta sexta (18) Centro de Referência LGBT

18 de março, 2016

(Correio 24 Horas, 18/03/2016) O centro oferecerá assistências jurídica, psicológica e social para público LGBT

Salvador passará a contar com um Centro Municipal de Referência e Atendimento a LGBT. A unidade será inaugurada nesta sexta-feira (18) à tarde e vai funcionar na Avenida Oceânica, 3.731, Rio Vermelho., O centro oferecerá assistências jurídica, psicológica e social além de capacitação e suporte necessário para esse público, dando condições para fortalecimento dos LGBTs e resgate da cidadania e direitos sociais.

Ou seja, em caso de violência, a vítima é orientada pessoalmente ou por telefone sobre os serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência, assim como apoio jurídico necessário para o tipo de agressão sofrida, seja ela discriminação, violência doméstica, violência sexual e assédios moral e sexual, dentre outras.

As denúncias também poderão ser feitas online, por meio do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no endereço observatorioracialelgbt.salvador.ba.gov.br/denunciar.

O serviço também visa articular os meios que favoreçam a inserção do LGBT no mercado de trabalho, como programas de capacitação para o trabalho e geração de renda, assim como ao retorno à escola, caso seja necessário.

O centro pretende, ainda, organizar e manter uma rede de informações básicas, tais como os endereços e nomes dos responsáveis pelos serviços especializados e entidades de apoio e assessoria nos âmbitos municipal e estadual.

O atendimento conta com uma equipe interdisciplinar permanente, composta por coordenador, psicólogo e assistentes sociais, além do orientador jurídico e equipe de apoio técnico e administrativo.

Já a estrutura engloba recepção, sala de direção/administração, salas de atendimento, salão multiuso com capacidade para 30 pessoas, sala para atividades do Observatório, espaço para realização de atividades do Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Salvador, copa, almoxarifado, sanitários masculinos e femininos e acessibilidade.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência LGBT, Vida Bruno, o serviço vai ajudar a preservar a vida de pessoas vítimas de violência gratuita devido à opção sexual ou de gênero.

“Além de oferecermos os serviços da Prefeitura referentes ao público LGBT, também vamos promover formação aos servidores municipais para atender adequadamente a essa população, fazendo com que se sintam em casa. Quanto à estrutura, é impressionante o carinho e o zelo com o cuidado público dispensados na montagem do Centro LGBT”, pontua.

Acesse no site de origem: Salvador ganha nesta sexta (18) Centro de Referência LGBT (Correio 24 Horas, 18/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas