14/02/2011 – Número de mulheres colaboradoras da Wikipedia é muito baixo (Folha)

14 de fevereiro, 2011

(Folha de S.Paulo)  Reportagem publicada no jornal The New York Times mostra que apenas 13% das centenas de milhares de colaboradores da Wikipedia são mulheres.

Segundo o repórter Noam Cohen, em apenas dez anos, a Wikipedia atingiu a marca de mais de 3,5 milhões de artigos em inglês, além de ter páginas em mais de 250 línguas.

Sue Gardner, diretora-executiva da Fundação Wikimedia, a organização que dirige a Wikipedia, estabeleceu a meta de aumentar a parcela de colaboradoras de quase 13% para 25% até 2015.

“O público procura cada vez mais a Wikipedia como fonte de pesquisa: segundo uma recente pesquisa Pew, a porcentagem de adultos americanos que usam o site para procurar informações aumentou de 25% em fevereiro de 2007 para 42% em maio de 2010. Isso representa 53% dos adultos que usam regularmente a Internet. Em todo o mundo, segundo estatísticas da Wikipedia de 2010, 26% dos usuários da internet consultavam a enciclopédia.”

Segundo Jane Margolis, coautora de um livro sobre sexismo na informática (“Unlocking the Clubhouse”, ou “destrancando o clube”), a Wikipedia vive os mesmos problemas do mundo off-line, no qual as mulheres “são menos dispostas a declarar suas opiniões em público”.

Segundo o Projeto OpEd, que monitora a lacuna de gêneros de colaboradores nos “fóruns públicos de pensamento-liderança” americanos, um índice de participação de aproximadamente 85% de homens para 15% de mulheres é comum -sejam membros do Congresso ou redatores de editoriais do New York Times e do Washington Post.

Acesse na íntegra: Número de colaboradoras da Wikipedia é muito baixo (Folha de S.Paulo – 14/02/2011)

Leia também: Curiosidade e insônia fazem de brasileira a maior editora da Wikipedia em português (UOL – 16/02/2011) e saiba como criar e editar artigos na Wikipedia.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas