10/02/2011 – ONU Mulheres e SPM reforçam trabalhos em parceria

10 de fevereiro, 2011

(ONU Mulheres) A ministra Iriny Lopes da SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) recebeu Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres -, para discutirem a cooperação entre as duas instituições.

Rebecca Tavares apresentou a agenda da ONU Mulheres para o primeiro semestre de 2011 e informou que fará uma série de consultas nacionais no Cone Sul. “Nosso trabalho é garantir a participação ativa dos países do Cone Sul na estruturação de metas e prioridades para a ONU Mulheres, alinhadas com a realidade das mulheres de cada parte do mundo.”

Rebecca Tavares ressaltou ainda a importância desses países na composição da ONU Mulheres. “Esta é a primeira vez que um corpo executivo de uma agência da ONU é composto majoritariamente pelos países do Sul. Para nós é fundamental uma manifestação do governo brasileiro.”

As cinco áreas prioritárias de atuação da ONU Mulheres são: eliminação da violência contra as mulheres, empoderamento econômico, paz e segurança, orçamentos sensíveis ao gênero e fortalecimento da participação política das mulheres. Rebecca Tavares entregou à ministra uma lista de sugestões para a continuidade da parceria estratégica entre SPM e ONU Mulheres.

Enfrentamento da miséria
A ministra Iriny Lopes se comprometeu a aprofundar e aumentar os resultados das políticas para as mulheres, como melhoria nos serviços públicos de saúde, educação e oportunidades de trabalho, valorização do trabalho doméstico, alianças com empresas públicas e privadas, mobilização em torno do fortalecimento da Lei Maria Penha. O ponto de partida será a agenda da SPM para o mês de Março, com ampla programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
“Este será o primeiro Março do Brasil com sua primeira presidenta. Queremos estimular a articulação e o compromisso do governo com as políticas com as mulheres, como o enfrentamento e redução da miséria, retomada de programas e anúncios de equipamentos públicos”, disse Iriny Lopes.
A ministra informou ainda a realização da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres no segundo semestre deste ano e o interesse de o Brasil seguir no papel de liderança nas políticas para as mulheres na América Latina.
A ministra Iriny Lopes está formando um Grupo de Trabalho entre SPM e ONU Mulheres para levar adiante projetos em conjunto nas áreas de gênero, raça e etnia; trabalho doméstico; direitos econômicos; tráfico de mulheres e meninas; educação, ciência e tecnologia; entre outras. A reunião teve as presenças da Secretária Nacional de Articulação e Ações Temáticas da SPM, Angélica Fernandes, e da gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Júnia Puglia.

Acesse a matéria: ONU Mulheres e SPM firmam continuidade de parceria (ONU Mulheres – 10/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas