Zika já em todos os Estados Brasileiros

30 de março, 2016

(Cremepe, 30/03/2016) O zika passa a ter transmissão confirmada em todos os Estados do Brasil, segundo informou ontem o Ministério da Saúde. Agora Acre, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ainda não haviam relatado casos de transmissão interna confirmados por exames laboratoriais, entraram no mapa da doença. Também ontem foi divulgado que subiu para 16 os casos confirmados do vírus em Pernambuco (entre os mais de 7 mil suspeitos), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O cenário das arboviroses em território pernambucano levou o Ministério da Saúde a direcionar quatro profissionais do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus) para ajudar Pernambuco a investigar a ascensão nas notificações de óbitos pelas arboviroses. “Esses profissionais já estão aqui no Estado. Eles vão nos orientar sobre a melhor maneira para atuarmos com o objetivo de reduzir registros de mortes por arboviroses”, diz a coordenadora do Programa de Controle de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes.

Até o último dia 26, foram notificados 133 mortes suspeitos pelas arboviroses. Dessas, duas foram confirmadas por chicungunha no Recife e uma por dengue em Caruaru. Outras quatro foram descartadas para dengue, chicungunha e zika. As demais estão em investigação. “Queremos traçar um perfil das mortes. Muitos desses pacientes estão indo a óbitos por parada cardíaca, mas precisamos ver se há relação com chicungunha, como sugerem os rumores, ou com outro fator”, frisa Claudenice. A investigação será iniciada pela 1ª Regional de Saúde, que contempla a Região Metropolitana do Recife e municípios da Zona da Mata, além de Fernando de Noronha. Depois serão analisados os óbitos no Agreste.

A SES também informa que pretende instituir no Hospital da Restauração (HR) a notificação de complicações neurológicas relacionadas a arboviroses. “Discutimos sobre a possibilidade de o HR ser unidade sentinela para para melhor monitorar e notificar esses casos”, diz Claudenice. O mesmo sistema, segundo a gestora, deverá ser adotado para acompanhar registros de transtornos psiquiátricos agudos que tem sido observados, por médicos, em pacientes que apresentaram quadro sugestivo de infecção por chicungunha.

Acesse no site de origem: Zika já em todos os Estados Brasileiros (Cremepe, 30/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas