“Guardian” aponta que matérias de mulheres recebem mais comentários ofensivos

13 de abril, 2016

(Portal Imprensa, 13/04/2016) Um estudo do jornal britânico The Guardian apontou que matérias escritas por mulheres, independentemente do assunto tratado, atraem mais comentários com insultos do que as produzidas por homens.

Segundo a pesquisa intitulada “O lado negro dos comentários do Guardian”, dos dez comentaristas mais ofendidos, oito são mulheres. Quatro delas brancas. Do total de oito, uma é muçulmana, outra é judia e duas são homossexuais. Dois profissionais são homens, sendo um também homossexual.

Leia mais:
Madeline Di Nonno: ‘O Brasil tem uma das mais altas taxas de presença feminina em produções cinematográficas’ (O Globo, 12/04/2016)
Por desigualdade salarial, futebol feminino dos EUA pode boicotar Olimpíada (HuffPost Brasil, 11/04/2016)

O Guardian avaliou 70 milhões de comentários deixados no site, em especial, aqueles que foram bloqueados por seus moderadores. Após a análise, descobriu que 1,4 milhão de comentários foram barrados porque “violavam padrões de comunidade”. Grande parte deles eram ofensivos ou sem relação com a reportagem.

Com o objetivo de confirmar se as mulheres recebiam tratamento desigual, o jornal passou a classificar os autores de seus textos por gênero e descobriu que o “gap” entre matérias feitas por mulheres e por homens era estável.

O Guardian justificou que o foco no gênero foi para testar a teoria de que mulheres são vítimas mais frequentes de ofensas que homens. Jornalistas e moderadores observaram ainda que minorias também são alvos constantes de xingamentos.

As diferenças, porém, foram apontadas nas editorias. A seção de esportes tem a menor proporção de artigos escritos por mulheres. Tecnologia e internacional também têm números baixos. Somente a editoria de moda oferece um número de matérias maior.

O levantamento indicou que textos produzidos por mulheres receberam mais comentários bloqueados em quase todas as seções. A editoria de moda é quase a única em que comentários ofensivos escritos por homens foram consideravelmente mais bloqueados.

Acesse no site de origem: “Guardian” aponta que matérias de mulheres recebem mais comentários ofensivos (Portal Imprensa, 13/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas