Rio de Janeiro vai sediar conferência internacional sobre o racismo e o discurso de ódio na Internet

16 de abril, 2016

(Correio Nagô, 16/04/2016) Acontece na cidade do Rio de Janeiro-RJ, nos dias 28 e 29 de abril, a conferência “Racismo e discurso de ódio na Internet: narrativas e contra-narrativas”, promovida pelo Berkman Center, da Universidade de Harvard, e pela Plataforma VoJo Brasil. O evento conta com a parceria do Instituto Mídia Étnica, da Fundação Ford, do ECO-UFRJ, do ITS-Rio, da Superintendência de Igualdade Racial do RJ e dos portais de notícias 1Papo Reto, Correio Nagô e Black Pages Brazil.

A conferência pretende levantar questões relacionadas ao aumento exponencial dos casos de racismo nas plataformas digitais e apresentar exemplos positivos do uso da Internet para o empoderamento dos cidadãos. De acordo com um dos organizadores do evento, Paulo Rogério Nunes, pesquisador afiliado ao Berkman Center, no Brasil, o racismo tem cada vez mais ganhado espaço nos meios digitais.

“As redes sociais estão se convertendo em um território fértil para o racismo, a intolerância e a propagação do ódio. Uma pena, pois se trata de um espaço democrático e que poderia ser mais usado para disseminar cultura, trocas de conhecimento e contribuir para a redução das desigualdades”, analisa Paulo Rogério, que é um dos fundadores  do Instituto Mídia Étnica, organização que há dez anos, denuncia as violações aos direitos humanos na mídia, em especial, contra a população negra.

ataques a Maju

O encontro vai reunir pesquisadores, líderes empresariais e ativistas envolvidos neste debate. “A ideia é comparar o que está sendo feito nos Estados Unidos, no Brasil e na Colômbia e buscar alternativas para fortalecer as iniciativas positivas que promovam a igualdade e o diálogo construtivo nas redes digitais”,informa Niousha Roshani, também pesquisadora vinculada ao Centro Berkman da Universidade de Harvard.

Durante o encontro também serão debatidos os aspectos legais acerca do discurso do ódio digital e o papel do setor privado na promoção da diversidade. Para conferir toda programação dos debates, acesse aqui

A conferência é gratuita e aberta ao público e acontece no Windsor Guanabara Hotel (Av. Presidente Vargas, 392 – Centro). É preciso realizar uma inscrição prévia no endereço: http://migre.me/tsmS4

No sábado, 30 de abril, ainda como desdobramento da conferência, acontece uma Oficina das Tecnologias Inclusivas: Vojo e StoryMaker, em parceria com o Grupo de Pesquisa Políticas Economia da Informação e da Comunicação (PEIC). A oficina será na Central de Produção Multimídia CPM-ECO (av. Wenceslau Braz, 71 – entrada ao lado do Instituto Philippe Pinel) – Botafogo.  Inscrições para a oficina no http://migre.me/tsmPF

Acesse no site de origem: Rio de Janeiro vai sediar conferência internacional sobre o racismo e o discurso de ódio na Internet (Correio Nagô, 16/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas