26/02/2011 – Garotas são o alvo da campanha de prevenção à Aids no carnaval

26 de fevereiro, 2011

(O Estado de S. Paulo/Agência Brasil) O fenômeno da “feminização” da epidemia de HIV/Aids levou o Ministério da Saúde a eleger as garotas de 15 a 24 anos como foco da campanha de carnaval pelo segundo ano consecutivo. O objetivo é incentivar as meninas a terem sempre à mão um preservativo e exigirem seu uso durante a relação sexual.

campanha_carnaval_camisinha600

“Hoje a proporção de mulheres infectadas pelo HIV ultrapassou a de homens justamente na faixa etária de 13 a 19 anos”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no lançamento da campanha no Rio de Janeiro.

“Para cada dez meninas infectadas, há oito meninos com a doença. Essa é a faixa de idade onde mais mulheres se infectam pelo HIV que homens”, completou Padilha, para quem a falsa percepção de segurança no parceiro, a idealização romântica e a necessidade de provar confiança fazem com que mais meninas abandonem o uso do preservativo. “A nossa preocupação é que isso pode ampliar a feminização da epidemia. E a ideia da campanha é encorajar meninas, moças e jovens, na hora H, a pedir a camisinha”, afirmou Padilha.

Saiba mais: Campanha mobiliza mulheres jovens na prevenção da aids (Ministério da Saúde – 25/02/2011)

Leia as matérias na íntegra:
Campanha por uso de camisinha no carnaval mira moças e jovens (O Estado de S. Paulo – 26/02/2011)
Campanha de prevenção à aids no carnaval será direcionada a garotas entre 15 e 24 anos (Agência Brasil – 25/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas