OMS considera possível um aumento significativo do número de casos de zika

25 de abril, 2016

(Correio Braziliense, 25/04/2016) Os cientistas tentam determinar quando tempo o vírus pode permanecer no corpo humano, o grau de risco de transmissão por via sexual e a lista completa de doenças que pode causar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta segunda-feira (25/4) que o número de casos de pessoas afetadas pelo vírus da Zika pode aumentar “significativamente” nos próximos meses e atingir outras regiões do mundo.

Com o início na Europa da temporada dos mosquitos, “a possibilidade de uma transmissão local combinada com prováveis transmissões por via sexual poderia provocar um aumento significativo do número de pessoas afetadas pelo zika e das complicações que isto representa”, afirmou a vice-diretora geral da OMS, Marie-Paule Kieny, em uma conferência sobre o tema em Paris.

“Na medida em que as temperaturas começam a aumentar na Europa (com a aproximação do verão no hemisfério norte), duas espécies de mosquitos Aedes, conhecidas por transmitir o vírus, vão começar a circular”, disse Kieny. “O mosquito não tem fronteiras”, completou.

Mais de 600 cientistas participam nesta segunda-feira e na terça-feira no Instituto Pasteur de Paris em um colóquio internacional sobre o vírus da Zika, que se mostrou mais inquietante do que se imaginava.

Os cientistas tentam determinar quando tempo o vírus pode permanecer no corpo humano, o grau de risco de transmissão por via sexual e a lista completa de doenças que pode causar. Também devem falar sobre o vínculo do vírus com a microcefalia, uma patologia que provoca danos cerebrais graves nos recém-nascidos, e com a síndrome Guillain-Barré, que pode provocar paralisia e morte. A OMS já declarou esta doença uma “emergência de saúde pública de alcance internacional”.

France Presse

Acesse o site de origem: OMS considera possível um aumento significativo do número de casos de zika (Correio Braziliense, 25/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas