01/03/2011 – Pesquisa encontra HPV em 50% dos homens

01 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Metade dos homens saudáveis está infectada com HPV (papiloma vírus humano). É o que mostra um dos maiores estudos já feitos sobre a incidência da doença entre homens.

O HPV é transmitido, na maioria das vezes, por relações sexuais, e pode causar lesões na pele e nas mucosas. Há mais de cem tipos de HPV, mas a maioria é inofensiva e assintomática.

A pesquisa acompanhou por quatro anos 4.074 homens de 18 a 70 anos do Brasil, dos EUA e do México. Dos 50% com HPV, 30% tinham o vírus que pode levar a câncer, 38% tinham o não cancerígeno, e o restante tinha mais de um tipo de HPV.

Segundo a reportagem da Folha, “as altas taxas de contaminação nos homens, superiores às das mulheres, surpreendem”. Entre as mulheres, a taxa média de contaminação é de 14%, diz a pesquisadora Luisa Villa, do Instituto Ludwig, responsável pelo estudo no Brasil. “Antes, acreditava-se que os homens tinham menos HPV, que as infecções ocorriam em menor proporção. Mas eles também têm infecções, e em taxas mais elevadas do que as mulheres.” O risco de contaminação aumenta com o número elevado de parceiras e a prática de sexo anal. As chances de ter um tipo de HPV que pode evoluir para um câncer aumentaram 2,4 vezes em homens que tinham tido mais de 50 parceiras, e 2,6 vezes em homens com pelo menos três parceiros.

estadosp01032011_hpvhomensA matéria informa que, apenas recentemente é que se começou a estudar o HPV no homem. Um dos motivos é que, nas mulheres, as consequências das contaminações são mais graves, como o câncer de colo de útero -segundo tumor mais frequente, depois do de câncer de mama. “Os homens foram deixados de lado. São o vetor do vírus, mas as mulheres têm mais doenças por causa dele”, explica Glauco Baiocchi Neto, diretor de ginecologia oncológica do Hospital A.C. Camargo.

Outro achado importante da pesquisa é que, entre os homens, o risco de adquirir o vírus é constante, dos 18 a 70 anos. Já entre as mulheres, o risco é maior até os 25 anos e tende a diminuir com o tempo.

Leia na íntegra: 
Pesquisa encontra o vírus HPV em 50% dos homens (Folha de S.Paulo – 01/03/2011)
Metade dos homens tem HPV, diz pesquisa (O Estado de S. Paulo – 01/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas