01/03/2011 – ‘As pessoas vão se acostumar com cada vez mais mulheres conquistando espaço’, afirma Dilma

01 de março, 2011

(O Globo/R7) Toda a imprensa repercutiu a participação da presidenta Dilma Rousseff no programa Mais Você (TV Globo), da apresentadora Ana Maria Braga. “A entrevista faz parte da estratégia de comunicação do governo no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8. Domingo passado o governo inicou uma campanha na TV destinada a mostrar a importância das mulheres no desenvolvimento do país. A campanha publicitária é a primeira de Dilma, primeira mulher a ocupar a Presidência”, diz a reportagem de O Globo. 

“É interessante como esperam de nós, mulheres, uma certa fragilidade. Isso decorre do fato de que a mulher, quando assume um alto cargo, é vista fora do seu papel. Acho que, a partir de agora, isso vai começar a ser encarado como uma coisa normal e natural. As pessoas vão se acostumar com cada vez mais mulheres conquistando espaço”, assinalou a presidenta no programa.

Em seguida, Dilma Rousseff explicou o porquê do uso do termo “presidenta”, adotado desde que assumiu o cargo: “É para enfatizar que existe uma mulher no mais alto cargo do país, que nós podemos, sim, chegar longe”.

A presidenta revelou ainda que teve problemas ao nomear mulheres para o primeiro escalão do governo, hoje com nove ministras: “Eu, na verdade, queria 13 mulheres. Mas tive uma barreira: há uma certa preferência para indicar nomes. Como é um governo de coalizão, tenho de levar em conta as indicações (dos partidos aliados). Várias vezes pedi que fossem indicadas mulheres. Agora, não desisto. O governo evolui”.

O colunista Ancelmo Gois (O Globo) publicou nota destacando que, na entrevista a Ana Maria Braga, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a Rede Cegonha. “Promessa de campanha, o programa será voltado ao atendimento de grávidas e incluirá a construção de hospitais para tratamento de doenças infantis de alta complexidade.”

Leia as matérias na íntegra: 

Omelete à moda de Dilma (O Globo – 01/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas