01/03/2011 – Parlamentares defendem reforma para inclusão de mulheres nas decisões políticas (AGCam)

01 de março, 2011

(Agência Câmara) Na sessão solene realizada no Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), as parlamentares defenderam uma reforma política que inclua mais mulheres nos espaços de decisão. “Queremos uma lista [partidária] em que haja mulheres e homens, divididos meio a meio. Defendemos que o financiamento seja público e os partidos cumpram a decisão da minirreforma eleitoral que destina 5% do fundo partidário para a formação de novas lideranças femininas”, reivindicou a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também apontou o voto em lista como uma forma mais rápida para aumentar a presença feminina no Parlamento. “Não podemos considerar que há uma democracia efetiva em um País que tem metade das eleitoras mulheres, mas uma sub-representação feminina na política”, disse Grazziotin.

Algumas conquistas

Apesar da desvantagem numérica, Vanessa Grazziotin citou, entre as conquistas recentes no campo político, a eleição da presidenta Dilma Rousseff e a escolha da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) para a 1ª vice-presidência da Câmara.

Exposição na Câmara traça histórico de conquistas femininas

A socióloga e ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, destacou os diferentes significados que o 8 de Março adquiriu ao longo dos últimos anos. A ministra afirmou que, mais do que homenagear a mulher, a data deve servir para ressaltar as ausências de direitos observados quando se traça um contraponto com a realidade dos homens: “Esperamos que nos próximos anos estejamos aqui não para falar das ausências, mas para comemorar a conquista de direitos pelos quais ainda precisamos lutar”, afirmou Luiza Bairros.

Outros destaques da Sessão:
Lei Maria da Penha é apontada como importante avanço
Igualdade no mercado de trabalho também é meta
Prêmio Bertha Lutz destaca atuação de brasileiras

Leia na íntegra: Parlamentares defendem inclusão da mulher em decisões políticas (Agência Câmara – 01/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas