Estátua de Clarice Lispector é a 1ª de uma artista mulher no Rio

16 de maio, 2016

(HuffPost Brasil, 16/05/2016) O escultor Edgar Duvivier fez uma escultura de Clarice Lispector (1920-1977), inaugurada no último domingo (15), no bairro do Leme, zona sul do Rio de Janeiro. Trata-se da primeira estátua de uma artista mulher no Rio. Ficou belíssima:

clarice lispector estátua

Mesmo sem patrocínio, Duvivier seguiu em frente com a ideia de instalar a peça. Ele e seu filho, o ator e escritor Gregorio Duvivier, segundo o Globo, pagaram do bolso os R$ 90 mil para viabilizar a homenagem a um dos principais nomes da literatura brasileira. O artista vendeu maquetes da obra para isso. No início de maio, miniaturas da estátua, cujas vendas ajudaram a financiá-la, foram furtadas de uma marmoraria. Mas isso não impediu a conclusão da empreitada.

O vídeo abaixo mostra o amor e carinho que o escultor de 61 anos teve ao fazer a peça:

Parece que ele se apegou de verdade ao que criou:

#claricelispector Quase Pronta

Uma foto publicada por Edgar Duvivier (@edgarduvivier) em

O Leme foi escolhido pois Clarice viveu nele durante 12 anos. Clarice Lispector e seu Cão Ulisses foi instalada na mureta próxima ao Posto 1:

clarice lispector estátua

A obra é fruto de um esforço coletivo. Teresa Monteiro, biógrafa da escritora e organizadora do livro Minhas Queridas, junto da atriz Beth Goulart, que interpreta a imortal das letras brasileiras há cinco anos na peça Simplesmente Eu, Clarice Lispector, fizeram um abaixo-assinado, pedindo a instalação da obra.

O Leme ficou ainda mais lindo. E a memória de Clarice ganhou mais uma homenagem digna.

Caio Delcolli

Acesse no site de origem: Estátua de Clarice Lispector é a 1ª de uma artista mulher no Rio (HuffPost Brasil, 16/05/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas