16/03/2011 – Para estudiosa, “entender a tecnologia é entender a existência humana”

16 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Autora de artigos sobre feminismo, Alexandra Juhasz acaba de lançar um videolivro, gratuito, sobre o YouTube (bit.ly/alexjuhasz). Juhasz, que já deu aulas em instituições como a Universidade de Nova York e o Pitzer College, acredita que “as mulheres vieram mais lentamente para o digital, mas os números só crescem” e “o uso que elas fazem da internet está redefinindo algumas das experiências on-line“.  Confira trechos da conversa com Juhasz:

Sou professora de filmes e estudei o ativismo audiovisual por toda a minha carreira. Sempre me interessei pelos meios com os quais as pessoas usam vídeos, mas quando escrevo sobre o YouTube, também estou falando sobre experiências mais gerais da internet. Fomos ensinados que ele é democrático, mas não é. Nem todos têm acesso a esse tipo de tecnologia.”

As mulheres estão definindo algumas dessas experiências on-line com o seu uso. Essa ausência [de pesquisadoras] é um entendimento antiquado da coisa. Comecei a estudar o YouTube por causa das questões que sempre foram importantes. Não queria estudar a tecnologia, queria estudar seres humanos criando. Entender a tecnologia é entender a existência humana.

Leia a matéria completa: “O uso delas está definindo uma parte da internet”, diz Juhasz (Folha de S.Paulo – 16/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas