Mães de bebês com microcefalia aprendem a usar suporte sling

08 de junho, 2016

(Aqui Acontece, 08/06/2016) Profissionais do grupo “Ciranda do Cuidado”, ligado à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), realizaram na tarde desta terça-feira (7) o 3º Encontro de Mães de Bebês com Microcefalia. Numa roda de conversa, uma neonatologista tirou dúvidas dos casais presentes e houve um momento de integração de mães e bebês com a o ensino do uso sling (suporte carregador de bebê ergonômico feito em tecido). O secretário José Thomaz Nonô participou do início da reunião.

A neonatalogista recomendou a todas as mamães e papais presentes a estimulação precoce dos bebês. Ela lembrou que o cérebro humano, apesar de muito estudado e explorado pela medicina, ainda é uma área pouco conhecida, e que por isso, amor, afeto e estimulação são imprescindíveis para os bebês com microcefalia.

A especialista também recomendou a amamentação, esclarecendo que somente com o estímulo, o seio materno continuará produzindo o leite materno, o melhor para qualquer ser humano.

Algumas mães falaram sobre o choro constante dos bebês e quiseram saber se há algum medicamento para acalmá-los. A neonatologista recomendou evitar qualquer medicação que possa vir a minimizar a irritabilidade características, muitas vezes, de bebês com microcefalia, mas que possa vir a gerar consequências pouco positivas em outros aspectos.

Carine Santos, psicóloga e professora de dança do ventre, mãe de um menino de pouco mais de um ano de idade, ensinou as mamães e papais presentes a carregarem seus filhos no sling e deu dicas de como acalmá-los com dança e movimentos do corpo. Os slings foram doados pela equipe “Ciranda do Cuidado”, que conseguiu desconto do valor do tecido com o gerente da loja Costa Rica. O material foi comprado e doado pela Unit e confeccionado pela proprietária do SK Bordados, Karine Pollyanne Silva.

O secretário José Thomaz Nonô participou do encontro e fez a doação de fraldas infantis. O secretário elogiou o trabalho das profissionais da “Ciranda do Cuidado” e se colocou à disposição dos participantes para atender ou esclarecer qualquer dificuldade.

O próximo encontro vai acontecer na primeira terça-feira do mês de julho, dia 5, a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

por Ascom/Maceió

Acesse o site de origem:  Mães de bebês com microcefalia aprendem a usar suporte sling (Aqui acontece, 08/06/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas