OMS convoca reunião de emergência para debater zika nos Jogos

07 de junho, 2016

(O Estado de S. Paulo, 07/06/2016) Entidade, porém, não cogita pedir cancelamento do evento

Pressionada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convoca para a semana que vem uma reunião de emergência para lidar com o surto do zika vírus, na fase final de preparação para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A entidade, porém, não deve sugerir qualquer tipo de cancelamento do evento no Brasil. Mas pode modificar as recomendações de viagem ao País. “Haverá uma reunião de emergência sobre o zika na semana que vem”, confirmou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier. Segundo ele, as regras estabelecem que uma emergência precisa ser revista a cada três meses, o que obriga os cientistas a voltar a se reunir para lidar com a crise. A data exata, porém, ainda não foi divulgada.

“O grupo vai revisar a situação a partir das evidências novas que surgiram e o resultado de novas pesquisas para avaliar se precisam adotar novas recomendações”, disse. Pressionada, a OMS tem sido cobrada a dar uma resposta a cientistas e atletas que ameaçam não participar dos Jogos Olímpicos por causa da ameaça. Há uma semana, 150 pesquisadores emitiram um apelo para que o evento no Brasil fosse cancelado ou adiado. Atletas como Pau Gasol, do basquete da Espanha, indicaram que poderiam rever sua participação nos Jogos.

Pau Gasol considera não ir aos Jogos do Rio por zika vírus

Pau Gasol considera não ir aos Jogos do Rio por zika vírus (Foto: Reprodução)

A OMS admite que as recomendações de viagens poderão ser revistas. Nesta terça-feira, a entidade sugere que mulheres grávidas evitem locais com o surto de zika e ainda traça uma série de recomendações para casais que estejam planejando viajar ao Rio. Mas a OMS insiste que tomará eventuais novas decisões exclusivamente com base em ciência, e não em temores. “A melhor forma de lidar com emoções é falar de ciência e fazer recomendações com base nelas”, disse Lindmeier.

Numa carta a deputados americanos semana passada, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, admitiu que o zika estava cada vez mais em seu radar. “Dada a preocupação internacional, decidi chamar uma nova reunião de emergência”, escreveu a diretora em uma carta. Também há uma semana, os organizadores do Rio-2016 apresentaram ao COI dados mostrando que o número de casos de dengue na cidade sofre dura queda a partir de julho. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito que serve como vetor do zika. Mas os brasileiros também prometeram uma limpeza diária dos locais do evento.

Jamil Chade

Acesse no site de origem: OMS convoca reunião de emergência para debater zika nos Jogos (O Estado de S. Paulo, 07/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas