Após relatos de estupro de Marie Claire, Senado lança enquete sobre violência

18 de junho, 2016

(Marie Claire, 18/06/2016) O Observatório da Mulher contra a Violência, órgão do Senado Federal, decidiu ouvir os cidadãos sobre a violência sexual, tema que está sendo debatido no Congresso Federal

Falar sobre o problema é a melhor forma de combatê-lo. Com este propósito, Marie Claire decidiu publicar um depoimento de violência sexual por dia, a fim de publicar 33, após o caso do estupro coletivo a uma adolescente carioca vir à tona. Em 15 dias, recebemos 850 mensagens.

O número alto reforça as estatísticas assustadoras. A maioria dos casos acontece dentro de casa, as maiores vítimas são crianças e adolescentes, a minoria denunciou à polícia a agressão sofrida. Um cenário brutal que atinge milhões de mulheres no mundo.

Dos 500 mil casos de estupro que acontecem anualmente no Brasil, segundo o Ipea, só 50 mil são denunciados. Em nosso formulário de envio de relatos, apenas 8,3% das vítimas foram à delegacia prestar queixa. Dos crimes denunciados, 70% das vítimas são crianças e adolescentes; 24%dos agressores são pais ou padrastos; 32%, amigos ou conhecidos.

Diante deste cenário brutal e depois da mobilização iniciada nas ruas – e em nosso site -, o Observatório da Mulher contra a Violência, órgão do Senado Federal, decidiu lançar uma enquete sobre a violência sexual contra as mulheres. Segundo comunicado oficial, o questionário possibilitará que cidadãos participem da discussão sobre o tema, que é de grande relevância para a sociedade e está sendo debatido no Congresso Nacional.

Mudar essa realidade dominada pela cultura do estupro é urgente. E angariar uma base de dados para formular políticas públicas voltadas ao assunto é fundamental! A enquete ficará disponível até o dia 17 de julho. Participe! Sua opinião é muito importante.

Acesse no site de origem: Após relatos de estupro de Marie Claire, Senado lança enquete sobre violência; participe! (Marie Claire, 18/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas